sexta-feira, 17 de junho de 2016

Percepção e aprendizagem em exposições de ciências: um olhar para visitantes do “Programa Ciência Itinerante”

No dia 17 de junho de 2016, ocorreu a palestra sobre Percepção e Aprendizagem em exposições em Ciências com o Prof.ª MSc. Joaquim Souza Junior , do IF Baiano – Campus Uruçuca

A palestra tratou de apresentar a pesquisa do docente envolvendo exposições interativas em Ciências. Segue o resumo da mesma:

Compreender o processo de aprendizagem em exposições interativas de Ciência é um dos principais desafios da área de divulgação científica. Para tratar desse tema foi realizada uma análise das percepções e de aspectos da aprendizagem presente em conversas de visitantes de uma exposição interativa de Ciência. Como suporte teórico utilizou-se a perspectiva sociocultural de Vigotski, especificamente a parte que trata das relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, explorando a percepção e a relação entre aprendizado e desenvolvimento. A ferramenta de análise dos dados foi desenvolvida a partir da proposta metodológica “Análise Textual Discursiva”, utilizando como categorias a priori o sistema de codificação proposto por Allen (2002), denominado conversas de aprendizagem.


O currículo lattes do autor pode ser acessado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário