Articulações com Ensino e Pesquisa

Os seminários serão abertos a toda a comunidade acadêmica, em particular aos alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Física, Química e Biologia e aos professores do ensino básico que estiverem interessados em participar. A partir da apresentação de temas variados e atuais em Ensino de Ciências nos seminários ministrados por pesquisadores convidados, poder-se-á estabelecer: uma articulação entre a ação extensionista (ligada à atividade fim deste projeto) com as ações de ensino (nos níveis já existentes para as três licenciaturas) e com as ações de pesquisa (que já são desenvolvidas pelos professores da UESC).

As temáticas abordadas nos seminários são diretamente relacionadas às disciplinas de metodologia do ensino e estágio supervisionado, assim como aos componentes de prática de ensino, oportunizando o aprofundamento e ampliação das temáticas ali estudadas. No caso de disciplinas e componentes que prevêem intervenção em espaços formais e não formais de ensino, tem-se, nos seminários, uma profícua oportunidade de divulgar os resultados alcançados, fornecendo um feedback às instituições articuladas às ações, bem como à UESC.

Às atividades de pesquisa é previsto um espaço essencial de divulgação dos resultados das investigações. Além disso, o diálogo entre diferentes pesquisadores, de diversas instituições, assim como com professores diretamente engajados em ações de educação científica, pode contribuir para a emergência de problemáticas de pesquisa, para a elucidação de inquietações investigativas, além de possibilitar uma reflexão na e da ação, muito próprio da ação educativa reflexiva e da pesquisa em educação.

Esperamos com esta atividade de extensão melhorar a qualidade dos alunos dos três cursos de licenciaturas e também aumentar o interesse destes pelas pesquisas realizadas nesta área, além de promover, de certa maneira, a formação continuada dos professores de Ciências da região. Este tipo de articulação entre ensino, pesquisa e extensão é o que buscamos, e neste projeto, extensão, ensino e pesquisa encontram-se interligados.