sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Relações entre a Teoria da Atividade e a perspectiva educacional freireana: possibilidades para a formação de professores de ciências

Hoje, dia 18 de outubro de 2019 (sexta-feira), 14h, na Sala 3114, 1º andar, Pavilhão Jorge Amado, será apresentada a palestra:

Relações entre a Teoria da Atividade e a perspectiva educacional freireana: possibilidades para a formação de professores de ciências com o Prof. Roger Magalhães da Silva (UESC)

Resumo: 

A palestra abordará algumas relações entre a perspectiva educacional freireana e as gerações da Teoria da Atividade - dos estudos de Lev. Vygotsky aos de Yrjo Engestrom - para sinalizar possibilidades de superação do encapsulamento escolar, no qual as atividades de ensino centram seus conteúdos escolares e objetivos formativos em aspectos apartados da realidade e dos anseios dos educandos. Dessa perspectiva, serão apresentados os pressupostos teórico-metodológicos de Paulo Freire como possibilidade para estruturar Atividades Potenciais, que são atividades de ensino que possuem a potencialidade de promover sucessivas elevações nos níveis de consciência dos sujeitos cognoscitivos. Daí que será apresentada a possibilidade da formação de professores de ciências estar alinhada com superação do encapsulamento escolar. 

Pequena biografia: 

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e doutorando em Ensino de Ciências/Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP). Atua em pesquisas colaborativas ao processo de formação docente com base na perspectiva histórico-cultural da Teoria da Atividade e da Aprendizagem Expansiva e em processos de reorientação curricular com ênfase em temas de relevância social e em Temas Geradores.

Currículo Lattes do professor: http://lattes.cnpq.br/2498248444975088 

Nenhum comentário:

Postar um comentário