segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Oficina: Glossário de obras visuais ao ensino: conversas em roda

No próximo dia 05 de outubro de 2019 (sábado), 09h, na Sala 115, 1º andar, Pavilhão Waldir Pires, será apresentada a oficina:

Glossário de obras visuais ao ensino: conversas em roda com o  Prof. Dr. Waldmir Araújo Neto (UFRJ)

Resumo: 

A oficina proposta se apresenta como uma construção colaborativa e interpretativa das possibilidades do áudio e do vídeo na escola. Pretende-se uma ampla conversa e a criação de portfólios e, por que não, de redes colaborativas sobre as formas de uso do áudio e do visual nas escolas. A proposta é pensar o que existe e propor pequenas formas de produção, situadas nas realidades, vivências e experiências dos professores (em formação inicial ou continuada). A proposta se acomoda ao termos temporais disponíveis em cada lugar. Essa oficina carrega toda a experiência do projeto CInÊNCIA (UFRJ-IFRJ-UFJF), mas acima de tudo é um espaço de aprender, ao fazer junto esse debate e escutar as vivências de cada lugar escolar que participa.

Pequena biografia: Engenheiro Químico, possui Licenciatura Plena em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ), professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atualmente é Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE-CAPES) da UFRJ e Vice-Coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UFRJ. Lidera o Laboratório de Estudos em Semiótica e Educação Química (Leseq), vinculado ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Química Química (PEQui) do IQ-UFRJ. Atua principalmente nos temas: Semiótica e Representação, Filosofia da Química, Cinema e Educação, Cultura, Imagem e Alteridade, Qualidade Social da Educação, Processos de Ensino suportados em Tecnologias Digitais na Contemporaneidade, Teoria Histórico Cultural da Atividade. É membro da Associação Nórdica de Estudos Semióticos (NASS), da Associação Internacional de Estudos Semióticos (IASS) e da Sociedade Internacional de Filosofia da Química (ISPC).

Currículo Lattes do professor: http://lattes.cnpq.br/4908905422036211

Nenhum comentário:

Postar um comentário