terça-feira, 7 de maio de 2019

Os “Poemas Furta-cores” como ferramenta para abordagens interdisciplinares entre Ciências da Natureza e Linguagens na educação formal e não formal

No próximo dia 10 de maio de 2019, às 13h30min, na sala 3114 do Pavilhão Jorge Amado (1º andar) da UESC, será apresentada a Palestra:


"Os “Poemas Furta-cores” como ferramenta para abordagens interdisciplinares entre Ciências da Natureza e Linguagens na educação formal e não formal" com o Prof. Joaquim Souza Júnior   - IF Baiano - Uruçuca.

Resumo: 

As abordagens interdisciplinares na educação vêm sendo cada vez mais valorizadas e exploradas, uma vez que têm possibilitado resultados mais satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, os “Poemas Furta-cores”, de autoria do poeta ilheense Geraldo Lavigne de Lemos, apresentam-se como uma interessante ferramenta: além de aspectos da área de Linguagens, é possível explorar conceitos das Ciências da Natureza, especialmente da Física. O que oportuniza essa abordagem interdisciplinar é a forma como o texto foi escrito, em letras coloridas, e a forma como o mesmo deve ser lido, através de filtros ou luzes do sistema RGB. Com essa combinação um único poema pode ter até três sentidos completamente diferentes. Recentemente tais poemas foram reunidos e publicados em livro pela editora da UESC (Editus). No presente seminário, serão apresentadas algumas possibilidades de utilização dos “Poemas Furta-cores na educação formal e em ações de educação não formal.
Link para download da versão digital do livro: http://www.uesc.br/editora/livrosdigitais2019/poemas-furta-cores.pdf

Pequena biografia
Joaquim Souza Júnior, docente do IF Baiano campus Uruçuca, graduado em Física (licenciatura) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), mestre em Ensino de Ciências (modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (USP). Atua em projetos de pesquisa em extensão com enfoque em ações de educação não-formal e atividades de popularização da Ciência. 

Currículo Lattes do  professor: http://lattes.cnpq.br/0092472031159780

Nenhum comentário:

Postar um comentário