sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O ensino de ciências e as tecnologias digitais: competências para a mediação pedagógica.

 No dia 09/09/16 -foi realizada no Auditório do Pav. Max de Menezes, palestra com o professor  André Corrêa (DCB/UESC)

A palestra envolveu o trabalho com tecnologias digitais realizadas pelo professor. Acesse aqui o currículo Lattes do mesmo e leia abaixo o resumo da palestra: 
 Não há como negar, na sociedade atual, a influência das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e do uso da internet para as mais diversas atividades do cotidiano, bem como para a aquisição de informações. Entretanto, considerando as transformações geracionais, pode-se dizer que há dez anos vem ocorrendo, de maneira lenta e gradativa, a inserção da informática no contexto escolar.
 Esta perspectiva implica na reflexão de que podem estar contados os dias em que os professores entrarão em sala de aula e que suas principais fontes de transmissão serão suas palavras e o quadro negro, diante de uma turma concentrada e em silêncio. Sendo assim, decidiu-se investigar quais competências de mediação pedagógica esses futuros professores de ciências e biologia precisam desenvolver, de modo a integrar as TIC em suas práticas educativas de maneira eficiente, a fim de não subutilizar os recursos tecnológicos.
 E nesta abordagem de ensino de ciências auxiliado por recursos tecnológicos, acredita-se que o modelo de mediação pedagógica para o uso das tecnologias digitais seja o mais indicado para o processo eficiente de construção do conhecimento, por alterar o centro do processo de aprendizagem, anteriormente focado no professor, para um modelo que visa proporcionar ao aluno sua própria construção do conhecimento



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário