terça-feira, 12 de maio de 2015

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-UESC PARA A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS.

No próximo dia 15 de maio, 13:30, na sala 3114, do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências, será ministrado o Seminário: As contribuições do PIBID-UESC e para a Constituição dos Saberes Docentes na Formação Inicial, pela pesquisadora Hadassa Marques Santana do Carmo. 


Para acesso ao lattes da pesquisadora, clique aqui. 


Resumo do Seminário:


Os saberes mobilizados para a prática docente constituem-se da relação estabelecida entre os conhecimentos das instituições formadoras e os saberes produzidos no contexto do cotidiano escolar. Por isso, é pertinente que os futuros professores conheçam a sua realidade profissional desde a graduação para que articulem saberes necessários para o seu exercício, pois essa relação universidade-escola pode propiciar aos licenciandos ainda em formação inicial, uma visão mais holística sobre o saber-ser e o saber-fazer do professor. Entendendo essa importância para a formação inicial de professores, em 2007 o Ministério da Educação institui o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) que incentiva a interseção entre a universidade e a escola pública. Desde 2009, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) aderiu ao programa, desenvolvendo diversos projetos no âmbito das licenciaturas. Essa pesquisa interessa-se especificamente pelos projetos envolvidos com a formação de professores de ciências. A pergunta que norteia esse trabalho é: quais Saberes Docentes foram constituídos no decorrer das experiências proporcionadas pelo PIBID-UESC no encontro com a escola durante a formação inicial dos licenciandos em ciências? Por isso, objetiva-se de maneira geral nesse trabalho mapear os Saberes Docentes constituídos na formação inicial dos licenciandos em ciências no decorrer das experiências proporcionadas pelo PIBID-UESC no encontro com a escola, nos subprojetos dos Editais de 2009 e 2011. Especificamente pretendemos: Identificar as experiências vivenciadas no contexto escolar proporcionadas pelos subprojetos do PIBID nas licenciaturas em Biologia, Física e Química na UESC e; Investigar os primeiros indícios da construção dos saberes docentes dos bolsistas durante a vivência nos subprojetos no encontro com a escola. Esta pesquisa é qualitativa e para coleta de dados foram realizadas entrevistas com sete bolsistas dos subprojetos de Biologia, Física e Química. Estes relataram suas experiências dentro do PIBID-UESC e como essas contribuíram para a sua formação inicial. Para analisarmos as entrevistas utilizamos a Análise Textual Discursiva. Esperamos que essa pesquisa possa contribuir com o campo de formação de professores de ciências, ampliando a compreensão dos processos de formação inicial e a constituição dos Saberes Docentes no contexto de projetos do PIBID e de outros que com eles se assemelham.

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