sexta-feira, 3 de abril de 2015

EducomCiência: Professores Comunicam: A experiência de oficinas de produção de vídeos educativos de ciências com estudantes de licenciaturas em ciências na Universidade Federal da Bahia, Brasil.

No próximo dia 06 de abril, será realizada a palestra: EducomCiência: Professores Comunicam: A experiência de oficinas de produção de vídeos educativos de ciências com estudantes de licenciaturas em ciências na Universidade Federal da Bahia, Brasil.


A Palestra será Proferida pela Professora Dra. Rejane Lira, da UFBA.

Clique aqui para acessar o lattes da docente.


Local: Auditório do DCET
Horário: 13h:30min
Data: 06 de abril.

Segue abaixo o resumo da palestra: 

Nesta palestra, se relatará a experiência das oficinas de vídeos EducomCiência: Professores Comunicam, ministradas para estudantes de licenciaturas em ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), futuros professores da Educação Básica brasileira. A ideia nasceu no âmbito do projeto Percepção Pública da Ciência Através dos Meios de Comunicação: O Uso de Tecnologias Emergentes (Celulares) na Produção de Vídeos Científicos para Público Jovem na Bahia, executado pelo grupo de pesquisa em Cultura e Ciência da Faculdade de Comunicação da UFBA. O projeto citado tinha inicialmente como uma de suas metas ministrar oficinas de vídeos científicos utilizando celulares numa vertente educomunicativa para e com a juventude, estudantes da educação básica. Contudo, dado o sucesso da iniciativa, as oficinas passaram a ser ministradas também para estudantes de graduação em licenciaturas, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFBA). Todas as oficinas tiveram orientação teórico-metodológica baseada nas contribuições de Mario Kaplún (1923-1998), precursor do campo da Educomunicação, sobretudo as deixadas no seu livro “El Comunicador Popular”, de 1987. Com os objetivos de a) capacitar os licenciandos participantes para o uso de ferramentas de comunicação com vista a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem em ciências; b) facilitar a apropriação de tecnologias por parte destes futuros professores; e c) Estimulá-los a fazer uma leitura crítica dos meios de comunicação. A iniciativa contribuiu para que os participantes conhecessem novas formas de ensinar e aprender por meio da comunicação nesta nova era da mídia digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário