terça-feira, 28 de maio de 2013

Semana de Integração do Ensino de Ciências UESC-USP

Na semana de 3 a 8 de junho teremos uma série de atividades em conjunto com pesquisadores da EACH-USP, com o objetivo de promover um intercâmbio institucional de ações relacionadas à divulgação da ciência, bem como de outras ações formativas relacionadas ao ensino de ciências. Segue abaixo a programação destas atividades:

Segunda, 03 de junho, 14h: Reunião entre os grupos de pesquisa com o objetivo de estabelecer mecanismos de intercâmbio de atividades científico culturais entre a UESC e a USP. Será apresentado o projeto de extensão aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP denominado "Banca da Ciência e Caminhão com Ciência: Intercâmbio de experiências em divulgação científica e cultural escolar e itinerante na zona leste paulistana e no sul da Bahia".
Local: Laboratório de Física Moderna, 1o andar do Pavilhão Manoel Nabuco.

Quarta, 05 de junho, 14h: Oficina com participantes do Projeto de Extensão Mão na Massa: “O sistema solar na sala de aula: Atividades investigativas a partir de experimentos simples e materiais de baixo custo”.

Quarta, 05 de junho, 19h: Oficina para alunos do curso de Pedagogia: O livro de literatura infantil como recurso didático nas aulas de ciências e matemática.

Quinta, 06 de junho, 15h: Palestra SAEC: A ciência representada no cinema, na música e na literatura: análise sob uma perspectiva cultural e suas contribuições no ensino de ciências.

Palestrante: Prof. Dr. Luis Paulo Piassi
Local: Auditório de Direito

Esta palestra terá por objetivo discutir as relações entre a ciência e a mídia, no contexto dos produtos da indústria cultural, em seus confrontos e confluências com a educação científica não formal e formal, nos diversos níveis do ensino. Traçar, a partir de uma perspectiva histórica e do referencial dos estudos críticos de cultura, um panorama da constituição de saberes científicos, de uma perspectiva sociocultural e sua inserção nos diversos mecanismos sociais educativos, escolares e não escolares, enfocando produtos culturais tais como as manifestações ficcionais, a divulgação e o jornalismo científicos, as produções didáticas e paradidáticas, entre outras

Conteúdo

 Narrativas de ficção e seu sentido educacional: das fábulas de Esopo à ficção científica.

 Origens da divulgação científica – incursões ficcionais de Kepler e Galileu e outros autores.

 Ficção e divulgação científica nos séculos XIX e XX.

 Indústria cultural: literatura de massa, música, quadrinhos, cinema, televisão, publicidade e a perspectiva educativa em ciências.

O Prof. Luis Paulo de Carvalho Piassi é Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Bacharel e Licenciado em Física pela USP (1990), Mestre em Ensino de Ciências pela USP (1995), Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Livre-Docente em Artes, Cultura e Lazer pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (2012). Orientador do programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação USP, pesquisando o ensino de ciências com uso de produções de fantasia, ficção científica, cultura pop e mídias do universo infantil. Orientador do programa Estudos Culturais da EACH/USP, onde realiza estudos sobre as expressões da fantasia e da ciência na ficção científica, na literatura infantil e nos gêneros e subculturas do rock em suas relações com a música, a literatura, o cinema e a moda. 

Quinta, 06 de junho, 19h: Oficina para alunos do Ensino médio, no observatório da UESC: “O sistema solar: observar para elaborar modelos explicativos experimentais.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário