segunda-feira, 22 de abril de 2013

Mesa Redonda: Situação de Estudo: uma perspectiva curricular no Ensino de Ciências

Nos dias 24 e 25 de abril, a Universidade Estadual de Santa Cruz receberá dois importantes pesquisadores da área de Ensino de Ciências: Prof. Dr. Otavio Aloisio Maldaner e Profa. Jaqueline Vianna.
Os convidados comporão uma Mesa-Redonda, onde será abordado o histórico, o contexto em que foi pensada a Situação de Estudo (SE) e como esta é desenvolvida nas Licenciaturas, na Educação Básica e no Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências/GIPEC-UNIJUÍ. Além disso, será abordada a evolução da SE ao longo dos anos, suas limitações e perspectivas.

Evento: Mesa Redonda: Situação de Estudo: uma perspectiva curricular no Ensino de Ciências
Ministrantes: Prof. Dr. Otavio Aloisio Maldaner e Profa. Jaqueline Vianna.
Data: 24 de abril de 2013
Horário: 13h30 às 17h
Local: Auditório Jorge Amado, Universidade Estadual de Santa Cruz

Na oportunidade, o professor Otavio Aloisio Maldaner abordará a Situação de Estudo como proposta de organização curricular com base em temáticas. Após mencionar alguns marcos históricos, passará a explicitar princípios, possibilidades e limites de uma tal organização e a argumentar sobre a diferença fundamental que existe entre a produção das Ciências em contextos especializados de pesquisa e a significação das ciências em contexto escolar e em contextos de sua aplicação e uso. A complexidade do mundo da vida exige escolhas e para isso as novas gerações têm uma grande responsabilidade. Por fim, cito possibilidades dessa modalidade curricular na formação inicial e continuada de professores.

Já a professora Jaqueline Vianna discutirá sobre as pesquisas a cerca do tema de formação de professores (marco histórico, bem breve) e a articulação com a produção curricular, explicitando o que vem sendo proposto no curso de Química da UNIJUÍ. Jaqueline enfatiza a importância de inserir os licenciandos nesse processo de elaboração curricular e, que para isso aconteça, defende que os licenciandos sejam ensinados e motivados pelos professores formadores. Para isso, Jaqueline discutirá alguns recortes da investigação desenvolvida em seu Mestrado, como por exemplo, as temáticas mais escolhidas pelos licenciandos, os recursos/ferramentas que eles mais utilizaram, a dificuldade em relacionar os conhecimentos do cotidiano com o científico, entre outros aspectos.

A vinda dos professores foi viabilizada pelo projeto "Reconfiguração curricular no ensino da Química na Educação Básica: diálogos interdisciplinares por meio da Situação de Estudo", que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, projeto coordenado pela professora Elisa Prestes Massena (UESC), com a participação de vários docentes e discentes desta universidade, vinculados ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GRUPEC).

Prof. Dr. OtavioAloisio Maldaner possui graduação em Ciências Naturais pela Universidade de Passo Fundo (1974), graduação em Ciências Plenas Hab Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é coordenador do Gipec-Unijuí e professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Campos de Coordenação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, situação de estudo, ensino de química, interdisciplinaridade e debate epistemológico.

Profa. Jaqueline Vianna possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ com bolsa CAPES e integrante do Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação em Ciências - Gipec-Unijuí. Desenvolve pesquisa na área de Educação nas Ciências, com ênfase em Educação Química, nos seguintes temas: proposta curricular com base na Situação de Estudo e formação inicial de professores de Química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário