quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Experimentação e TIC no Ensino de Ciências - Palestra com Valmir Heckler

No próximo dia 13 de Novembro, receberemos a Visita do Prof. Valmir Heckler, docente da Universidade  federal do Rio Grande (FURG). O professor é Doutorando do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências (FURG), Mestre em Ensino de Física pelo IF da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Administração de Recursos Humanos, Licenciatura em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência docente em Física na Educação Básica; Ensino Superior; e Gestão de Curso de graduação. Docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Professor/Assistente/40h-DE - na área de Ensino de Física e Educação à Distância. Temáticas principais de investigação: Ensino de Física, TIC no Ensino de Ótica, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos Processos de Ensino e de Aprendizagem; Educação a Distância - EaD, Experimentação no Ensino de Ciências, Projetos investigativos na Educação Básica.

A palestra ocorrerá dia 13/11 - 19h no Auditório de Direito desta Universidade - Pavilhão de Direito.

TEMA: Experimentação e TIC no Ensino de Ciências

Objetivo é discutir proposições em torno da Experimentação no Ensino de Ciências, com o teorizar e problematizar da mesma para o contexto escolar e na formação de professores de Ciências; com a tentativa de aproximar a experimentação do sentido filosófico da experiência, ao perceber a experimentação como parte de um processo de investigação que reconhece a necessidade de atividades investigativas para a (re) significação e (re) construção do conhecimento, potencializado pelo diálogo investigativo dos sujeitos envolvidos. Engloba diálogo sobre o Problematizar a Experimentação em Ciências na formação de professores, bem como debater como as Tecnologias de Informação e Comunicação são utilizadas em atividades práticas no contexto educacional. A partir da literatura e de nossa prática propor formas de uso das TIC no Ensino de Ciências, na busca de potencializar o processo da experimentação no contexto da educação em Ciências , e auxiliar a transformar a Experimentação em Ciências um modelar em movimento com o Diálogo de Interlocutores . Portanto, trata-se de um formar um espaço de diálogo problematizador sobre a Experimentação no Ensino de Ciências, pensar em sua importância para o processo de transformar pensamentos, sentimentos e ações dos sujeitos envolvidos no (re) significar o Ensino de Ciências e sobre as Ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário