sexta-feira, 22 de junho de 2012

História da Ciência no Ensino


Na última quarta feira, dia 20 de junho, tivemos no auditório Jorge Amado, mais uma atividade do SAEC, com a professora da UNIFESP de Diadema, Thaís Forato. Foi um momento muito importante, pois além de contar com a participação de diversos professores da Área de Ensino de Ciências da UESC - incluindo o DCB, DCIE e DCET, dos cursos de Pedagogia, Fisica, Biologia e Química - também nos trouxe evidências muito fortes da importância do uso da História da Ciência em sala, assim como os cuidados que devem ser tomados com esta escolha. A professora trouxe algumas visões inadequadas sobre a Ciência e o Conhecimento Científico que são geralmente divulgadas sobre a Ciência, destacou a importância do uso da História da Ciência como uma forma de combater essas visões e de se ensinar sobre a Ciência e também enfatizou os principais obstáculos que dificultam o uso da História da Ciência em sala de aula. 

Apresentou que uma visão anacrônica da História - que observa o passado com os olhos do presente - sem levar em conta o contexto do momento, facilita a distorção dos acontecimentos. Destacou ainda que a forma como se divulgam os acontecimentos históricos, como mágicos, sem relação com outras teorias e também os mitos que se criam em torno da imagem dos cientistas, são parte desses obstáculos. 
Assim, se mostrou um momento importante para também pensarmos sobre nossas concepções. Afinal, quem nunca leu em um livro de ciências ou até em outros meios de divulgação, histórias distorcidas, como a da maça que ao cair da árvore fez Newton elaborar toda a teoria da gravitação, ou ainda de Arquimedes que ao entrar na banheira gritou Eureca e 'descobriu' a lei do Empuxo? A professora questionou esses conhecimentos destacando a importância de uma análise mais profunda dos mesmos no trabalho da História, nos mostrando ainda algumas ferramentas para identificarmos a evidência da pseudo História.
Além disto, também foi apresentada a pesquisa de doutorado da docente, mostrando o uso da História da Ciência em sala de aula para o ensino da luz. Thaís Forato apresentou exemplos claros do trabalho em sala de aula, nos fazendo observar a importância e também possibilidade destas ações em sala de aula. Foi ainda destacado que a pesquisa realizada por ela, foi uma pesquisa qualitativa descritiva, pois interessava medir as interações e os momentos de aprendizagem. 
O seminário foi tão empolgante que gerou um debate acalorado e muitos agradecimentos dos professores e alunos presentes. Como o debate  não se fechava, continuou em uma confraternização na casa de uma das professoras, aumentando a interação do grupo de Ensino de Ciências com a docente visitante. A tese da professora está disponível neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário