sábado, 31 de março de 2012

A produção do conhecimento no âmbito dos Trabalhos de Conclusão de Curso nas Licenciaturas em Ciências

Ocorreu, neste dia 30 de março, o primeiro encontro dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências, na Sala de Multimeios da Biblioteca da Universidade Estadual de Santa Cruz. Neste dia, com a participação de professores e estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física, foi possível conhecer e discutir sobre a produção do conhecimento no âmbito dos Trabalhos de Conclusão de Curso das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física, na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Inicialmente, procedeu-se a abertura do evento, apresentando a proposta e a dinâmica dos encontros.




Em um segundo momento, Valteneide Pereira Alves, egressa do curso de Licenciatura em Química desta instituição, apresentou parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pela professora Elisa Prestes Massena, defendido no segundo semestre de 2011, sob o título "Tendências dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Licenciatura em Química da UESC (2006-2010)", cujo resumo pode ser lido aqui.



Posteriormente, também foi apresentado um breve panorama dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Licenciatura em Ciências Biológicas (2010-2011), pela professora Adriane Halmann.

Por fim, seguiu-se um profícuo momento de debate sobre a produção de conhecimento neste âmbito, os principais dificultadores e as demandas hoje estabelecidas.



A partir do debate, foi possível verificar que os cursos preveem a construção dos TCC de maneiras distintas, sendo que as produções refletem, em partes, algumas das características do projeto de cada curso, além de seguirem as principais linhas de pesquisa adotadas pelos professores orientadores. Como a maior parte do público presente era constituída por alunos concluintes destas Licenciaturas, foi possível perceber algumas de suas inquietações e dificuldades, como a dificuldade em articular as vivências do curso às problemáticas inerentes ao ensino das ciências, a pouca disponibilização dos materiais já produzidos, que poderiam dar indícios de referências e linhas de pesquisa de possíveis orientadores, além do curto período de tempo, principalmente no caso dos alunos da Biologia.
Frente ao exposto, pareceu-nos, como ação muito profícua no alargamento e aprofundamento da produção do conhecimento neste âmbito, ações como a elaboração de um banco de Trabalhos de Conclusão de Curso, bem como o fomento da contínua discussão e debates sobre os trabalhos em cuso.








Nenhum comentário:

Postar um comentário