Esta proposta de divulgação de trabalhos sobre Ensino de Ciências parte do pressuposto que a pesquisa se dá a partir da prática, com os sujeitos da prática, em uma atividade retroalimentada, num diálogo constante entre pesquisa acadêmica e contexto escolar. Para tanto, faz-se necessário criar oportunidades de divulgação das pesquisas existentes, diálogos entre sujeitos da educação científica e desenvolvimento de novos saberes.
Assumir o trabalho de extensão de formação continuada de professores como ponto de partida para os nossos problemas de pesquisa, integrando ensino, pesquisa e extensão, em um processo que privilegia a reflexão sobre a prática, representa uma inversão nos moldes tradicionais da investigação, em que os pressupostos são estabelecidos previamente a partir de construtos teóricos já definidos. Isso, no entanto, não reduz o caráter investigativo da pesquisa educacional e não se configura em apenas uma estratégia de convencimento e de inserção no sistema educacional, mas, sobretudo, em um princípio metodológico de postura diante dos professores envolvidos em nossas pesquisas. (SANTOS et al, 2004, p. 10)
Aqui são propostos seminários sobre Ensino de Ciências, direcionados à pesquisadores, professores universitários e da educação básica, licenciandos e demais interessados na pesquisa sobre Ensino de Ciências. O programa contará com a participação de pesquisadores externos, docentes da UESC, e demais acadêmicos que venham desenvolvendo pesquisa na área. Serão oportunizados diferentes espaços e momentos de divulgação científica e construção do conhecimento, podendo compor a agenda atividades como palestras e conferências, mesas redondas, oficinas, grupos e estudo e discussão. Cada atividade realizada será planejada no intuito de comunicar claramente resultados de pesquisas, privilegiando momentos de interlocução e diálogo, envolvendo alunos de graduação, professores de Ciências da educação básica e professores universitários.
Os seminários serão realizados a cada quinze dias, sendo que alguns serão ministrados por pesquisadores externos e o restante por pesquisadores da UESC. Nos dias dos encontros poderão ocorrer mais de uma apresentação de acordo com o calendário programado.
Para a realização das atividades serão amplamente explorados os espaços existentes na instituição e, ocasionalmente, em espaços de escolas parceiras. Para a apresentação dos seminários serão privilegiados os auditórios da instituição, dando oportunidade de participação a um amplo público desta universidade, das escolas e público em geral. Também conta-se com o Laboratório de Ensino de Ciências, localizado no Pavilhão Jorge Amado da UESC, que dispõem de uma estrutura adequada à implementação de diversas atividades desta natureza, com bancadas, computadores conectados à internet e material didático da área. Cada trabalho apresentado pode ter suas ações prolongadas no espaço web, tanto com a sua transmissão, quanto com discussões em fóruns temáticos, posteriormente a cada atividade.
A divulgação de cada uma das atividades será realizada por meio de cartazes, correio eletrônico e este blog (http://www.uesc.br/eventos/saec). Para a divulgação, são estratégicos os espaços da universidade, as escolas de educação básica da região, colegiados, departamentos, centros acadêmicos, programas de pós-graduação da UESC e de outras instituições.