No dia 13 de abril de 2012, às 18:30, teremos, no Auditório Jorge Amado, na Universidade Estadual de Santa Cruz, o segundo encontro dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências. Por ocasião, Luciano Fernandes Silva, professor da Universidade Federal de Itajubá, abordará a problemática do ensino descontextualizado das Ciências, trazendo, a partir de situações controversas da Física, exemplos de alternativas didáticas para um ensino mais contextualizado.
Veja abaixo resumo da fala, informado pelo professor Luciano:
Processos de Contextualização e Ensino de Ciências: o trabalho educativo com temas controversos
Prof. Luciano Fernandes Silva*
As
principais críticas dirigidas ao ensino de ciências, de maneira geral, e
ao ensino de Física, em particular, ainda se referem a abordagem do
ensino desta ciência em uma perspectiva essencialmente tradicional. O
ensino tradicional de Física é frequentemente associado ao excessivo
formalismo matemático com o qual os conteúdos de Física são
apresentados. Além disso, há uma ênfase, quase que exclusiva, em
procedimentos de ensino voltados para a resolução de exercícios
descontextualizados, nos quais prevalece a mera aplicação de expressões
algébricas. Um dos caminhos propostos para enfrentar essa situação é a
contextualização dos conteúdos científicos. É importante destacar que
esse processo forma, junto com a interdisciplinaridade, o eixo
organizador da doutrina curricular expressa na LDB e claramente
apresentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Entretanto, são
elaboradas importantes críticas às formas como alguns educadores e
pesquisadores concebem esse processo. Nessa palestra levantaremos
algumas dessas críticas, procuraremos expor os fundamentos didáticos de
tal processo e, por fim, apresentaremos um exemplo de como trabalhar o
processo de contextualização em aulas de Ciências através da utilização
de controvérsias sócio-científicas.
*O professor Luciano Fernandes Silva é graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP-1996), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2001) e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2007). Atualmente é professor Adjunto Doutor do Departamento de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Foi professor adjunto da UESC durante 1 ano, atuando no curso de graduação em Física. Trabalhou dois anos na UFSCar como professor substituto, lecionando as disciplinas Prática de Ensino de Física e Didática. Atuou 04 anos no ensino superior privado, em curso de Licenciatura em Física. Foi durante sete anos professor de Física em escolas públicas e privadas de Ensino médio do Estado de São Paulo. Sua área de pesquisa está vinculada aos seguintes temas: Ensino de Física, Temática Ambiental, CTS, Formação de Professores e Temas Controversos.
(Texto informado pelo autor)
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