A pesquisa em ensino, desenvolvida no âmbito dos trabalhos de conclusão de curso das licenciaturas em Química, Física e Biologia, será tema de discussão nos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências, no dia 30 de março de 2012. Para tanto, além de uma incursão sobre o funcionamento e procedimentos desta em cada um dos cursos, teremos a apresentação de Valteneide Pereira Alves que, sob orientação de Elisa Prestes Massena, analisou, em seu trabalho de conclusão de curso em Química, alguns aspectos desta produção nos curso de Licenciatura em Química na Uesc, no período entre 2006 a 2011. Confira abaixo o resumo do seu trabalho:
Autora: Valteneide Pereira Alves
Orientadora: Elisa Prestes Massena
TENDÊNCIAS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UESC (2006 Á 2011)
Resumo
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos requisitos para que o estudante se torne licenciado em Química na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e esteja apto a atuar na Educação Básica. O período de elaboração do TCC também não deixa de ser uma forma de aproximar o orientando do universo de pesquisa no ensino de Química. Neste trabalho tivemos como objetivo investigar as tendências dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Química da UESC no período de 2006 a 2010, localizada na região sul da Bahia, em Ilhéus. Diante da amplitude do universo de estudo dessas monografias pretendemos entender a produção desses trabalhos, qual o foco abordado. Ao longo do período estudado foram produzidos quarenta e seis trabalhos no curso investigado. Nos trabalhos analisados foi possível perceber que algumas tendências estão associadas a linha de pesquisa que envolve as concepções prévias e mudanças conceituais.
Palavras-chave: Ensino de Química. Licenciatura. Trabalhos de conclusão de curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário