sábado, 31 de março de 2012

A produção do conhecimento no âmbito dos Trabalhos de Conclusão de Curso nas Licenciaturas em Ciências

Ocorreu, neste dia 30 de março, o primeiro encontro dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências, na Sala de Multimeios da Biblioteca da Universidade Estadual de Santa Cruz. Neste dia, com a participação de professores e estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física, foi possível conhecer e discutir sobre a produção do conhecimento no âmbito dos Trabalhos de Conclusão de Curso das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física, na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Inicialmente, procedeu-se a abertura do evento, apresentando a proposta e a dinâmica dos encontros.




Em um segundo momento, Valteneide Pereira Alves, egressa do curso de Licenciatura em Química desta instituição, apresentou parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pela professora Elisa Prestes Massena, defendido no segundo semestre de 2011, sob o título "Tendências dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Licenciatura em Química da UESC (2006-2010)", cujo resumo pode ser lido aqui.



Posteriormente, também foi apresentado um breve panorama dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Licenciatura em Ciências Biológicas (2010-2011), pela professora Adriane Halmann.

Por fim, seguiu-se um profícuo momento de debate sobre a produção de conhecimento neste âmbito, os principais dificultadores e as demandas hoje estabelecidas.



A partir do debate, foi possível verificar que os cursos preveem a construção dos TCC de maneiras distintas, sendo que as produções refletem, em partes, algumas das características do projeto de cada curso, além de seguirem as principais linhas de pesquisa adotadas pelos professores orientadores. Como a maior parte do público presente era constituída por alunos concluintes destas Licenciaturas, foi possível perceber algumas de suas inquietações e dificuldades, como a dificuldade em articular as vivências do curso às problemáticas inerentes ao ensino das ciências, a pouca disponibilização dos materiais já produzidos, que poderiam dar indícios de referências e linhas de pesquisa de possíveis orientadores, além do curto período de tempo, principalmente no caso dos alunos da Biologia.
Frente ao exposto, pareceu-nos, como ação muito profícua no alargamento e aprofundamento da produção do conhecimento neste âmbito, ações como a elaboração de um banco de Trabalhos de Conclusão de Curso, bem como o fomento da contínua discussão e debates sobre os trabalhos em cuso.








quinta-feira, 29 de março de 2012

Tendências dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Licenciatura em Química da UESC (2006-2010)

A pesquisa em ensino, desenvolvida no âmbito dos trabalhos de conclusão de curso das licenciaturas em Química, Física e Biologia, será tema de discussão nos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências, no dia 30 de março de 2012. Para tanto, além de uma incursão sobre o funcionamento e procedimentos desta em cada um dos cursos, teremos a apresentação de Valteneide Pereira Alves que, sob orientação de Elisa Prestes Massena, analisou, em seu trabalho de conclusão de curso em Química, alguns aspectos desta produção nos curso de Licenciatura em Química na Uesc, no período entre 2006 a 2011. Confira abaixo o resumo do seu trabalho:

Autora: Valteneide Pereira Alves
Orientadora: Elisa Prestes Massena

TENDÊNCIAS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UESC (2006 Á 2011)

Resumo
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos requisitos para que o estudante se torne licenciado em Química na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e esteja apto a atuar na Educação Básica. O período de elaboração do TCC também não deixa de ser uma forma de aproximar o orientando do universo de pesquisa no ensino de Química. Neste trabalho tivemos como objetivo investigar as tendências dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Química da UESC no período de 2006 a 2010, localizada na região sul da Bahia, em Ilhéus. Diante da amplitude do universo de estudo dessas monografias pretendemos entender a produção desses trabalhos, qual o foco abordado. Ao longo do período estudado foram produzidos quarenta e seis trabalhos no curso investigado. Nos trabalhos analisados foi possível perceber que algumas tendências estão associadas a linha de pesquisa que envolve as concepções prévias e mudanças conceituais.
Palavras-chave: Ensino de Química. Licenciatura. Trabalhos de conclusão de curso.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Abertura do evento

Confirmada a abertura dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências: será no dia 30 de março, 14:00, na Sala de Multimeios da Biblioteca da UESC.

Após uma breve apresentação do projeto do evento, serão discutidos aspectos da produção em pesquisa de ensino de ciências na instituição.

Veja a programação ao lado ou clicando aqui.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências na Uesc - a proposta

A realização de seminários proferidos por eminentes pesquisadores de Ensino de Ciências do Brasil e da UESC buscará ampliar os conhecimentos dos alunos de graduação em Física, Química e Biologia e professores do ensino básico da região, além de divulgar a pesquisa local e nacional. Serão convidados pesquisadores da UESC e do Brasil que tem produção científica significativa em Ensino de Ciências.

O objetivo dos seminários é promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo promoverá o diálogo com pesquisadores renomados na área, buscará incentivar e fortalecer as pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino.

Os temas a serem abordados também versam sobre metodologias e resultados de pesquisas nesta área e a necessidade de promover uma ampliação do processo de formação (inicial e continuada) em Ensino de Ciências. Acreditamos que os seminários, uma vez que vão além do conteúdo restrito da sala de aula, contribuem também para aumentar a curiosidade e o interesse dos alunos de graduação, bem como integrar esses alunos com os professores de Física, Química e Biologia do ensino básico, criando um ambiente favorável à construção e à disseminação do conhecimento.