segunda-feira, 18 de março de 2019

Divulgação Científica: algumas considerações sobre meios, agentes e cenários

No dia 15 de março de 2019, às 14h, aconteceu no Auditório do IPAF (2º andar do Pavilhão Jorge Amado da UESC) a Palestra Magna da Aula Inaugural do Mestrado em Educação em Ciências "Divulgação Científica: algumas considerações sobre meios, agentes e cenários" com o professor Marcelo Giordan (USP).

Pequena Biografia do Prof. Dr. Marcelo Giordan: 

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde atua no ensino de graduação e pós-graduação, realiza pesquisas nas áreas de Educação em Ciências e Tecnologias Educativas, desenvolve projetos de extensão, principalmente na formação de professores, e coordena o Labortaório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas (LAPEQ). Além das disciplinas do bacharelado, desenvolveu projetos de iniciação científica em laboratórios de organometálicos, físico-química aplicada e química quântica. Entre 1990 e 1997, cursou o Programa de Pós-graduação em Química no mesmo IQ-UNICAMP. As teses de mestrado e doutorado versaram sobre cálculos de funções de base e propriedades atômicas e moleculares, com aplicações em sistemas de interesse biológico. Como pós-graduando, foi representante no Conselho Universitário e presidente da Associação de Pós-graduandos da Química.
Em 1995, foi contratado pelo Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da FE-USP, onde atualmente é professor associado. Entre 2002 e 2003, realizou o pós-doutoramento no Centre for Language and Communication da Faculty of Education and Language Studies da Open University (UK). 

Em 2006, obteve o título de livre-docente com uma tese sobre estudos socioculturais na utilização de computadores na Educação em Ciências. Em 2017, foi aprovado e empossado como professor titular. Na Faculdade de Educação da USP, atua na graduação, ministrando disciplinas na Licenciaturas em Química e Ciências, e na pós-graduação, junto aos programas de Educação e Ensino de Ciências.
Na Licenciatura em Química e Ciências, oferece disciplinas que lidam com aspectos teóricos e práticos da organização do ensino, Metodologia do Ensino de Química e Ciências, e Estágio Supervisionado. O planejamento de ensino é o foco das atividades na formação dos professores a partir de unidades teóricas e metodológicas do Modelo Topológico de Ensino. Como docente da pós-graduação, ministra a disciplina 'Perspectivas socioculturais para investigar a dinâmica das interações discursivas da sala de aula de ciências'.

O estudo sistemático do registro audiovisual das situações de ensino e aprendizagem serve de cenário para interpretar e intervir nas ações de planejamento e apropriação do conhecimento científico, e também para discutir referenciais teóricos e exemplos de pesquisa de orientação sociocultural. Também orienta dissertações e teses de alunos nos Programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências. 
Coordena três linhas de pesquisa no LAPEQ: 'Ações mediadas e construção de significados na sala de aula de ciências'; 'Tecnologias da informação e comunicação na Educação em Ciências'; 'Tecnologias da informação e comunicação na formação de professores'. No trabalho de extensão universitária, atende às demandas de formação continuada de professores e disponibilizo aplicativos computacionais e ambientes virtuais de aprendizagem para alunos e professores que podem ser encontrados no laboratório digital do LAPEQ. Também colabora com a Rede Pública de Ensino, oferecendo cursos presenciais e online, em caráter de especialização e atualização, onde discutem o planejamento do ensino em situações de uso da internet, experimentação, divulgação científica etc. Estas informações podem ser acessadas na página web do LAPEQ (www.lapeq.fe.usp.br).  

Link para o currículo Lattes do professor: http://lattes.cnpq.br/5590467491446473

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