No dia 16/09/16, no Auditório do Pavilhão Max de Menezes, o prof. Msc. Alberto de Castro Baptista (Acesso ao Currículo Lattes, aqui), do Colégio Modelo Luís Carlos Magalhães - Ilhéus e ex=aluno do PPGEC apresentou o trabalho realizado durante seu mestrado, integrando as ações do SAEC e PPGEC. O professor é atuante na Educação básica e trouxe suas experiências como pesquisador e docente.
Resumo:
Nesse contexto, são consideradas as bases teóricas fundamentais para tratar de atividades experimentais que sustentam um Ensino de Física que visa a Alfabetização Científica, como os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica e as etapas para atividades experimentais investigativas.
Para tratar os dados proeminentes da execução das atividades como vídeos, imagens, diários de bordo e relatórios, consideramos imprescindível um olhar através de indicadores da Alfabetização Científica, pois é por meio deles que é possível identificar habilidades inerentes ao processo de Alfabetização Científica.
Resumo:
Observa-se que muitos alunos do Ensino Médio têm dificuldade de relacionar os conteúdos de Física a situações cotidianas e também de perceber a sua importância para resolver problemas reais. Neste sentido, há esforços em superar as concepções de um ensino de Física voltado para o acúmulo de informações e descontextualizado.
Nesta perspectiva, o presente estudo apresenta considerações sobre intervenções pedagógicas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio/Técnico. Nas intervenções, foram utilizados protótipos mecatrônicos para realizar práticas experimentais investigativas, destacando um problema social: os acidentes no trânsito. Diante da situação problema apresentada, os alunos reunidos em equipe, participaram de ações investigativas como: coleta de informações, discussão de soluções, elaboração e teste de hipóteses, produção textual e apreensão de conhecimentos científicos.Nesse contexto, são consideradas as bases teóricas fundamentais para tratar de atividades experimentais que sustentam um Ensino de Física que visa a Alfabetização Científica, como os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica e as etapas para atividades experimentais investigativas.
Para tratar os dados proeminentes da execução das atividades como vídeos, imagens, diários de bordo e relatórios, consideramos imprescindível um olhar através de indicadores da Alfabetização Científica, pois é por meio deles que é possível identificar habilidades inerentes ao processo de Alfabetização Científica.
Espera-se que os resultados deste trabalho proporcionem reflexões críticas sobre práticas metodológicas pautadas na utilização da mecatrônica, ressaltando a importância de um Ensino de Ciências contextualizado, que dê significado aos seus conteúdos, que estimule e desenvolva o espírito científico do discente e do docente.
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