sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A motivação pela docência: narrativas autobiográficas de professores de biologia em formação inicial.


No dia 23/09/16 foi realizado na sala 3114, o seminário com a aluna Camile Barbosa Moares (PPGEC/UESC), com o título: A motivação pela docência: narrativas autobiográficas de professores de biologia em formação inicial.
A aluna apresentou o andamento de sua pesquisa, após a realização de exame de qualificação. Este seminário representa a integração dos alunos do PPGEC com o SAEC.

 Resumo:
No contexto educacional, a motivação destaca-se com uma das temáticas que tem sido amplamente investigada por pesquisadores, no âmbito nacional e internacional. A presente pesquisa pretendeu investigar o perfil motivacional de estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, de uma universidade estadual baiana, pela docência na educação básica. Nesse sentido, buscamos evidenciar o papel da formação inicial nesse processo e a importância das histórias de vida na identificação dos aspectos motivacionais destes futuros professores. Para tanto, adotamos como referencial teórico os pressupostos da Teoria da Autodeterminação, proposta por Deci e Ryan (1985).

  Os instrumentos de obtenção de informação foram: entrevista narrativa autobiográfica individual, questionário e entrevista por grupo focal. O instrumento de análise das informações fundamentou-se no Método de Análise Interpretativa. A partir dos resultados obtidos e analisados, até o momento, verificamos que a motivação dos licenciandos pela escolha e permanência na carreira docente ocorre por fatores distintos, dentre os quais se destacam a influência de familiares e professores da educação básica e superior. Além disso, constatamos que as experiências formativas ao longo da graduação, tais como a participação como bolsista de iniciação à docência do PIBID, bolsista do Caminhão com Ciência ou monitor do Programa Universidade Para Todos, têm influenciado, de forma significativa, a permanência dos licenciandos no curso.

No que tange às expectativas profissionais pela docência, percebemos que todos os licenciandos pretendem ingressar em Mestrados Acadêmicos e, apesar de frequentarem um curso de Licenciatura, boa parte não pretende atuar como professor de Biologia na Educação Básica. Assim, esperamos que os resultados deste estudo possam subsidiar discussões futuras a respeito das trajetórias de vida (pessoal e profissional) de professores em formação inicial e sobre a relação destas com a motivação pela docência.


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