quinta-feira, 20 de março de 2014

Palestra abordará relações entre comunicação audiovisual e educação em ciências

A organização dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências convida a todos para participar de palestra "Comunicação Audiovisual e Educação em Ciências: relações (im) possíveis”, com o professor Agnaldo Arroio, a ser realizada na próxima sexta-feira, dia 28 de março, 13:30-16:30, no Auditório Jorge Amado.


Palestra: "Comunicação Audiovisual e Educação em Ciências: relações (im) possíveis”
Palestrante: Prof. Dr. Agnaldo Arroio (Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo)
Data, horário: 28 de março de 2014, 13h30min
Local: Auditório Jorge Amado, UESC


"Comunicação Audiovisual e Educação em Ciências: relações (im) possíveis”
Prof. Dr. Agnaldo Arroio (Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo)
Os meios de comunicação desenvolvem formas sofisticadas e multidimensionais de comunicação sensorial, emocional e racional, superpondo linguagens e mensagens, o que facilita a interação com o público. O audiovisual é uma forma de acesso ao conhecimento e tem se mostrado muito significativo, cabendo ao professor potencializar a utilização deste recurso no contexto educacional. É importante que o professor se atualize e incorpore novos métodos de ensino através dos recursos tecnológicos já disponíveis na escola: televisão, vídeo, computador, internet etc. Por meio de um filme, o educando compreende de maneira sensitiva e não apenas cognitiva. Ao assistir um filme, além da transmissão de conteúdos, ocorrem vivências de todos os tipos: emoções, sensações, atitudes, ações, conhecimentos etc. Filmes criam tendências e têm maior impacto em gerações mais jovens do que qualquer outra mídia, além de poder despertar maior interesse em temas científicos. Nesse sentido os filmes podem operar na perspectiva interdisciplinar criando situações que desperte o interesse dos alunos para as áreas científicas.
ARROIO, A. Context based learning: a role for cinema in science education. Science Education International, 21(3), 131-143, 2010.
ARROIO, A.; FARÍAS, D. Possible contributions of Cinema in Natural Science Education to understand how scientists and Science works. Problems of Education in the 21st Century, 37, 18-28, 2011.
ARROIO, A.; GIORDAN, M. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola, 24, 8-11, 2006.

Agnaldo Arroio Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2004), graduação em Bacharelado em Imagem e Som: Produção Audiovisual pela Universidade Federal de São Carlos (2004), Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005) e livre-docência em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Representante da América do Sul no International Board IOSTE - International Organization for Science and Technology Education (2010-2012; 2012-2014). Tem experiência na área de Química, Comunicação e Educação, com ênfase em Comunicação Audiovisual no Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de química, Tecnologias da Informação e Comunicação, Comunicação audiovisual no ensino e Divulgação Científica. http://usp-br.academia.edu/AgnaldoArroio 

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