Palestra: "Comunicação Audiovisual e Educação em Ciências: relações (im) possíveis”
Palestrante: Prof. Dr. Agnaldo Arroio (Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo)
Data, horário: 28 de março de 2014, 13h30min
Local: Auditório Jorge Amado, UESC
"Comunicação
Audiovisual e Educação em Ciências: relações (im) possíveis”
Prof. Dr. Agnaldo Arroio (Faculdade de Educação –
Universidade de São Paulo)
Os
meios de comunicação desenvolvem formas sofisticadas e multidimensionais de
comunicação sensorial, emocional e racional, superpondo linguagens e mensagens,
o que facilita a interação com o público. O audiovisual é uma forma de acesso
ao conhecimento e tem se mostrado muito significativo, cabendo ao professor
potencializar a utilização deste recurso no contexto educacional. É importante
que o professor se atualize e incorpore novos métodos de ensino através dos
recursos tecnológicos já disponíveis na escola: televisão, vídeo, computador,
internet etc. Por meio de um filme, o educando compreende de maneira sensitiva
e não apenas cognitiva. Ao assistir um filme, além da transmissão de conteúdos,
ocorrem vivências de todos os tipos: emoções, sensações, atitudes, ações,
conhecimentos etc. Filmes criam tendências e têm maior impacto em gerações mais
jovens do que qualquer outra mídia, além de poder despertar maior interesse em
temas científicos. Nesse sentido os filmes podem operar na perspectiva
interdisciplinar criando situações que desperte o interesse dos alunos para as
áreas científicas.
ARROIO,
A. Context based learning: a role for cinema in science education. Science Education
International, 21(3), 131-143, 2010.
ARROIO,
A.; FARÍAS, D. Possible contributions of Cinema in Natural Science Education to
understand how scientists and Science works. Problems of Education in
the 21st Century, 37, 18-28, 2011.
ARROIO, A.; GIORDAN, M. O vídeo educativo: aspectos
da organização do ensino. Química Nova na Escola, 24, 8-11, 2006.
Agnaldo Arroio Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2004), graduação em Bacharelado em Imagem e Som: Produção Audiovisual pela Universidade Federal de São Carlos (2004), Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005) e livre-docência em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Representante da América do Sul no International Board IOSTE - International Organization for Science and Technology Education (2010-2012; 2012-2014). Tem experiência na área de Química, Comunicação e Educação, com ênfase em Comunicação Audiovisual no Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de química, Tecnologias da Informação e Comunicação, Comunicação audiovisual no ensino e Divulgação Científica. http://usp-br.academia.edu/AgnaldoArroio
Nenhum comentário:
Postar um comentário