O evento lotou o auditório Jorge Amado e as palestras se mostraram muito importantes para o Ensino de Ciências, em geral, e não apenas ao Ensino de Física.
A professora Roseline, da Universidade de Brasília (UnB), realizou uma descrição das abordagens CTS, suas relações, o que significam estas abordagens.

Ao final de sua palestra, a professora Roseline apresentou uma importante discussão sobre o
que é ensinar/aprender física, relacionada à questão curricular, deixando assim, alguns aspectos para a reflexão em grupo.
Já a professora Lúcia Helena Sasseron, da Faculdade de Educação da USP, iniciou sua fala com um breve histórico sobre a Educação Científica e as
influências do momentos social e político, apresentando a inserção da LDB de 96
e dos PCNs em 1998 e suas novas propostas curriculares, tendo a ideia de
Alfabetização Científica como eixo norteador deste currículo.

Foram apresentadas pesquisas atuais que estão sendo realizadas em seu
trabalho, sobre as perguntas que os professores devem fazer em suas aulas para
promover a aprendizagem.
Deu exemplos destas pesquisas em sala de aula, utilizando
exemplos do ensino fundamental, com a sequência Didática sobre navegação e
também com um sequência didática relacionada ao ensino de Física Moderna.
Entendemos que este foi um excelente momento ainda para troca de ideias entre alunos e professores dos cursos que envolvem Ciências na UESC, pois houveram outros espaços para interação e discussões com as pesquisadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário