O evento lotou o auditório Jorge Amado e as palestras se mostraram muito importantes para o Ensino de Ciências, em geral, e não apenas ao Ensino de Física.
A professora Roseline, da Universidade de Brasília (UnB), realizou uma descrição das abordagens CTS, suas relações, o que significam estas abordagens.
Também apresentou alguns dados da pesquisa que vem sendo realizada por esta professora, a partir desta abordagem CTS, exemplificando com temas CTS para serem trabalhados em sala de aula, a partir de propostas desenvolvidas pela pesquisadora.
Ao final de sua palestra, a professora Roseline apresentou uma importante discussão sobre o
que é ensinar/aprender física, relacionada à questão curricular, deixando assim, alguns aspectos para a reflexão em grupo.
Já a professora Lúcia Helena Sasseron, da Faculdade de Educação da USP, iniciou sua fala com um breve histórico sobre a Educação Científica e as
influências do momentos social e político, apresentando a inserção da LDB de 96
e dos PCNs em 1998 e suas novas propostas curriculares, tendo a ideia de
Alfabetização Científica como eixo norteador deste currículo.
A professora escreveu os trabalhos do Laboratório de Pesquisa em
Ensino de Ciências, envolvendo o Ensino por Investigação, e sua relação com a ideia de Alfabetização Científica, através de um debate sobre o que vem a ser esta AC e ainda os eixos
estruturantes e indicadores de que esta AC possa estar acontecendo em uma situação de ensino-aprendizagem.
Foram apresentadas pesquisas atuais que estão sendo realizadas em seu
trabalho, sobre as perguntas que os professores devem fazer em suas aulas para
promover a aprendizagem.
Deu exemplos destas pesquisas em sala de aula, utilizando
exemplos do ensino fundamental, com a sequência Didática sobre navegação e
também com um sequência didática relacionada ao ensino de Física Moderna.
Entendemos que este foi um excelente momento ainda para troca de ideias entre alunos e professores dos cursos que envolvem Ciências na UESC, pois houveram outros espaços para interação e discussões com as pesquisadoras.
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