quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Relações Ciência Tecnologia e Sociedade e Alfabetização Científica

No último dia 03 de setembro, recebemos no SAEC, em parceria com a Semana de Física, a presença das professoras Roseline Strieder e Lúcia Helena Sasseron.

O evento lotou o auditório Jorge Amado e as palestras se mostraram muito importantes para o Ensino de Ciências, em geral, e não apenas ao Ensino de Física.

A professora Roseline, da Universidade de Brasília (UnB), realizou uma descrição das abordagens CTS, suas relações, o que significam estas abordagens.


Também apresentou alguns dados da pesquisa que vem sendo realizada por esta professora, a partir desta abordagem CTS, exemplificando com temas CTS para serem trabalhados em sala de aula, a partir de propostas desenvolvidas pela pesquisadora.

Ao final de sua palestra, a professora Roseline apresentou uma importante discussão sobre o que é ensinar/aprender física, relacionada à questão curricular, deixando assim, alguns aspectos para a reflexão em grupo.

Já a professora Lúcia Helena Sasseron, da Faculdade de Educação da USP, iniciou sua fala com um breve histórico sobre a Educação Científica e as influências do momentos social e político, apresentando a inserção da LDB de 96 e dos PCNs em 1998 e suas novas propostas curriculares, tendo a ideia de Alfabetização Científica como eixo norteador deste currículo.

A professora escreveu os trabalhos do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências, envolvendo o Ensino por Investigação, e sua relação com a ideia de Alfabetização Científica, através de um debate sobre o que vem a ser esta AC e ainda os eixos estruturantes e indicadores de que esta AC possa estar acontecendo em uma situação de ensino-aprendizagem.

Foram apresentadas pesquisas atuais que estão sendo realizadas em seu trabalho, sobre as perguntas que os professores devem fazer em suas aulas para promover a aprendizagem.

Deu exemplos destas pesquisas em sala de aula, utilizando exemplos do ensino fundamental, com a sequência Didática sobre navegação e também com um sequência didática relacionada ao ensino de Física Moderna.

Entendemos que este foi um excelente momento ainda para troca de ideias entre alunos e professores dos cursos que envolvem Ciências na UESC, pois houveram outros espaços para interação e discussões com as pesquisadoras. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário