Palestra: Ensino e Divulgação das Ciências no Brasil
Palestrante: Ernest Wolfgang Hamburger
Data: 24 de setembro de 2012
Horário: 18:45
Local: Auditório Jorge Amado, Universidade Estadual de Santa Cruz
Esta fala é suscitada a partir de questionamentos como:
Qual é o espaço que a investigação tem ocupado no ensino de Ciências?
A atual formação de professores prevê o ensino de Ciências baseado em investigação?
Qual tem sido a atuação dos Centros e Museus de Ciências, além das revistas, para a divulgação científica?
Veja abaixo resumo da fala, fornecido pelo palestrante, bem como um breve currículo da sua atuação:
Ensino e Divulgação das Ciências no
Brasil
Ernst W.
Hamburger, professor aposentado, Instituto de Física USP
Descreveremos
em linhas gerais a evolução do ensino e da divulgação das ciências no país,
desde os anos 1930, salientando o longo caminho percorrido e quanto ainda falta
para uma educação de qualidade ao alcance de toda sociedade. Serão discutidas
os argumentos a favor do ensino de
ciências baseado em investigação (ecbi) desde as séries escolares iniciais,
concomitantemente com a alfabetização, e as consequências dessa escolha sobre a
reformulação das licenciaturas, da formação das professoras e professores nas
faculdades. Na história da humanidade os documentos escritos surgem já exibindo
conceitos técnico-científicos e
quantitativos, assim deve ser possível introduzir tais conceitos junto com a
alfabetização.
As
universidades em geral não enfatizam a pesquisa como base do ensino,
consequentemente os formados não sabem ensinar assim. O objetivo do ensino
muitas vezes é a aprovação em exames escritos, com ênfase no conhecimento de
conteúdo, sem profundidade nem aplicação prática. Mudar o ensino da escola fundamental implica
mudar o ensino universitário. A USP, universidade mais antiga do país, e sua
escola central, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, teve, quando
fundada em 1934, objetivo duplo: formar i) pesquisadores e ii) professores para
as escolas - mas a ênfase foi sempre no
primeiro grupo. Paralelamente, o prestígio social e econômico do professor da
escola básica nunca foi alto, apesar de ser ocupação cujo valor para a
sociedade é comparável ao do médico, engenheiro ou advogado. O sistema escolar
como um todo carece de aperfeiçoamentos de gestão e de um enfoque menos taylorista.
Já em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de Anísio Teixeira et al, enfatizava métodos na escola semelhantes à
investigação científica; 80 anos depois, ainda não atingimos essas metas.
Experiência
de implantação do ecbi e sua avaliação será descrita, bem como a
ação de Centros e Museus de Ciências e de Revistas na divulgação científica
para um público amplo.
Ernest Wolfgang Hamburger possui graduação em física pela Universidade de São Paulo (1954) e doutorado - University of Pittsburgh (1959). Atualmente é professor titular aposentado e foi chefe do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Pesquisador em Física Nuclear Experimental, publicou em revistas internacionais e nacionais artigos sobre reações nucleares e a estrutura do núcleo atomico. Como professor do IFUSP reorganizou o ensino de Física Geral e Experimental, ampliou os laboratórios didáticos e propôs e dirigiu uma área interdisciplinar de pós-graduação dedicada ao Ensino da Física e das Ciências, pioneira no país. Em anos recentes dedicou-se principalmente a pesquisa e desenvolvimento em , educação em física e em ciências, divulgacao e popularizacao da ciencia, inclusão social. Foi diretor da Estação Ciência, Centro de Divulgação Científica da USP, onde renovou as exposições científicas e atividades educacionais. Foi diretor e/ou conselheiro de associações profissionais como SBF, SBPC, ADUSP, ABCMC. É membro da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional de Mérito Científico do Brasil e recebeu distinções de Divulgação Científica nacional (Prêmio José Reis, do CNPq) e internacionais (Prêmio Kalinga, da UNESCO e Prêmio LatinoAmericano da RedPop e UNESCO). (Texto informado pelo autor)
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