terça-feira, 20 de agosto de 2013

A prática como componente curricular nos cursos de Física, Química e Biologia

No próximo dia 27, no auditório Jorge Amado, ocorrerá um dia de debates sobre a prática na formação de inicial de professores em alguns cursos de Licenciatura da UESC. Este evento se iniciará com uma mesa redonda, às 09h, tendo por tema:

A prática como componente curricular nos cursos de Licenciatura de Física, Química e Biologia da Universidade Estadual de Santa Cruz. 

A mesa redonda será mediada pela professora Christiana Vianna Prudêncio, professora do departamento de Biologia, e contará com a participação dos professores George Shinomyia (Licenciatura em Física), Reinaldo da Silva Gramacho (Licenciatura em Química) e Alexandra Marselha Siqueira Pitolli (Licenciatura em Biologia).



Pela tarde, complementando os debates do dia, serão apresentados relatos de experiências dos alunos do curso de Licenciatura em Biologia da UESC, no âmbito das práticas como componente curricular, desenvolvidos nos Módulos Interdisciplinares para o Ensino de Biologia (as 14h e as 19h).

Um evento da Área de Ensino de Biologia, em parceria com o SAEC.


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Inscrições para o relato de experiência:

Datas: Horários: dia 21 e 22 de agosto                
das 12:30 as 13:30 horas das 18:00 as 19:00 horas

Local: No  1º andar do pavilhão Jorge Amado. Próximo de uma das escadas que dá acesso ao segundo andar.

O que é necessário:um título para a apresentação, nome dos autores, resumo impresso de no máximo 20 linhas que expresse o conteúdo da apresentação (A4, word, fonte Arialtamanho 10 e espaçamento simples).




sábado, 3 de agosto de 2013

A Pós Graduação em Ensino de Ciências: Problemas de Pesquisas - Seminário de Abertura do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências.

No próximo dia 12 de agosto, as 19h no auditório Jorge Amado, será realizado mais um evento SAEC, que marcará a abertura do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências desta Universidade, em parceria com a IX Semana de Física.

A convidada é a ilustre professora Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho, professora da Faculdade de Educação da USP. A professora é uma das pioneiras da área de Ensino de Ciências no Brasil e é pesquisadora senior do CNPq, professora da Pós-Graduação em Educação da FEUSP e da Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências ambos da USP e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física/LAPEF da FEUSP. 
Foi dietora da FEUSP no período de 1994-1998. Pertenceu a Diretoria da SBF (Secretária de Ensino) e foi represetante brasileira na International Commission on Physics Education (1991-2000) quando foi eleita secretária por dois mandatos (1994-2000). Foi presidente do Conselho Curador e Diretora Executiva da Fundação de Apoio à Faculdade de Educação - FAFE. Pertenceu aos C.As de Educação do CNPq e da CAPES. É representante brasileira no Conselho Interamericano de Ensino de Física (foi presidente deste Conselho no período de 1991-1993). Pertence a Academia Paulista de Educação (Texto informado pela autora, em seu CV Lattes). 
Alguns livros publicados ou organizados pela Profa. Anna Maria
A palestra, com o tema  "A Pós-Graduação em Ensino de Ciências: Problemas de Pesquisas", pretende discutir:

Os objetivos e finalidades das pesquisas em Ensino de Ciências levantando os pontos críticos destas pesquisas que são: a validade, a fidedignidade e a réplica; para os três principais, ou mais frequentes, tipos de pesquisa na área de Ensino de Ciências. As pesquisas:


para o ensino: que visam o planejamento e elaboração de sequências de ensino, recursos, materiais didáticos;
sobre o ensino: que estudam os processos de ensino, as práticas em sala de aula onde estão sendo testadas propostas, já elaboradas, onde os focos são os professores e/ou alunos;
sobre a formação de professores: que estudam os processos e os problemas da formação inicial e continuada de professores.



E também:
– A validade, a fidedignidade e as possíveis condições de réplicas, isto é, como são definidos os problemas, a coleta e análise de dados;
– Como os três níveis de investigações podem se inter-relacionar em um grupo de pesquisa.
– A importância deste inter-relacionamento.

É importante ressaltar que o tema pesquisa interessa também à alunos de graduação, iniciação científica, e professores de todos os níveis de ensino, já que a professora tratará de aspectos básicos sobre a pesquisa em educação, mais especificamente, o Ensino de Ciências.

Visite também o site da Semana de Física:

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Minicurso: Análise Textual Discursiva


No dia 04 de junho de 2013, pela manhã, foi realizado o minicurso “Análise Textual Discursiva: uma metodologia para Trabalhos de Conclusão de Curso”. O minicurso foi promovido pelo Seminários Acadêmicos em Ensino de Ciências (SAEC) e organizado por integrantes do Grupo de Estudos em Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC/UESC)- Ana Paula Solino, Polliane Sousa e Priscila Figueiredo e a coordenadora Simoni Gehlen. Participaram do minicurso graduandos das Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química, além de Tutores da Licenciatura em Biologia/EAD.

O minicurso foi organizado em duas etapas: no primeiro momento foi realizada uma atividade prática, em que os participantes analisaram um vídeo e, posteriormente,em grupos organizaram cartazes, os quais foram apresentados. No segundo momento foi realizada uma discussão teórica sobre a Análise Textual Discursiva (ATD), articulando aspectos da atividade prática com essa ferramenta metodológica. Os estudantes/tutores participaram ativamente das atividades, fazendo alguns questionamentos e intervenções.

O minicurso possibilitou aos participantes uma aproximação inicial com a ATD, podendo contribuir, assim, para o desenvolvimento de futuros trabalhos, em especial os de conclusão de curso.

terça-feira, 4 de junho de 2013

A Ciência representada no cinema, na música e na literatura: análise sob uma perspectiva cultural e suas contribuições no Ensino de Ciências.

Palestrante: Prof. Dr. Luis Paulo Piassi
Quinta, 06 de junho, 15h
Local: Auditório de Direito

Esta palestra terá por objetivo discutir as relações entre a ciência e a mídia, no contexto dos produtos da indústria cultural, em seus confrontos e confluências com a educação científica não formal e formal, nos diversos níveis do ensino. Traçar, a partir de uma perspectiva histórica e do referencial dos estudos críticos de cultura, um panorama da constituição de saberes científicos, de uma perspectiva sociocultural e sua inserção nos diversos mecanismos sociais educativos, escolares e não escolares, enfocando produtos culturais tais como as manifestações ficcionais, a divulgação e o jornalismo científicos, as produções didáticas e paradidáticas, entre outras

Conteúdo

 Narrativas de ficção e seu sentido educacional: das fábulas de Esopo à ficção científica.

 Origens da divulgação científica – incursões ficcionais de Kepler e Galileu e outros autores.

 Ficção e divulgação científica nos séculos XIX e XX.

 Indústria cultural: literatura de massa, música, quadrinhos, cinema, televisão, publicidade e a perspectiva educativa em ciências.

O Prof. Luis Paulo de Carvalho Piassi é Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Bacharel e Licenciado em Física pela USP (1990), Mestre em Ensino de Ciências pela USP (1995), Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Livre-Docente em Artes, Cultura e Lazer pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (2012). Orientador do programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação USP, pesquisando o ensino de ciências com uso de produções de fantasia, ficção científica, cultura pop e mídias do universo infantil. Orientador do programa Estudos Culturais da EACH/USP, onde realiza estudos sobre as expressões da fantasia e da ciência na ficção científica, na literatura infantil e nos gêneros e subculturas do rock em suas relações com a música, a literatura, o cinema e a moda. 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Semana de Integração do Ensino de Ciências UESC-USP

Na semana de 3 a 8 de junho teremos uma série de atividades em conjunto com pesquisadores da EACH-USP, com o objetivo de promover um intercâmbio institucional de ações relacionadas à divulgação da ciência, bem como de outras ações formativas relacionadas ao ensino de ciências. Segue abaixo a programação destas atividades:

Segunda, 03 de junho, 14h: Reunião entre os grupos de pesquisa com o objetivo de estabelecer mecanismos de intercâmbio de atividades científico culturais entre a UESC e a USP. Será apresentado o projeto de extensão aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP denominado "Banca da Ciência e Caminhão com Ciência: Intercâmbio de experiências em divulgação científica e cultural escolar e itinerante na zona leste paulistana e no sul da Bahia".
Local: Laboratório de Física Moderna, 1o andar do Pavilhão Manoel Nabuco.

Quarta, 05 de junho, 14h: Oficina com participantes do Projeto de Extensão Mão na Massa: “O sistema solar na sala de aula: Atividades investigativas a partir de experimentos simples e materiais de baixo custo”.

Quarta, 05 de junho, 19h: Oficina para alunos do curso de Pedagogia: O livro de literatura infantil como recurso didático nas aulas de ciências e matemática.

Quinta, 06 de junho, 15h: Palestra SAEC: A ciência representada no cinema, na música e na literatura: análise sob uma perspectiva cultural e suas contribuições no ensino de ciências.

Palestrante: Prof. Dr. Luis Paulo Piassi
Local: Auditório de Direito

Esta palestra terá por objetivo discutir as relações entre a ciência e a mídia, no contexto dos produtos da indústria cultural, em seus confrontos e confluências com a educação científica não formal e formal, nos diversos níveis do ensino. Traçar, a partir de uma perspectiva histórica e do referencial dos estudos críticos de cultura, um panorama da constituição de saberes científicos, de uma perspectiva sociocultural e sua inserção nos diversos mecanismos sociais educativos, escolares e não escolares, enfocando produtos culturais tais como as manifestações ficcionais, a divulgação e o jornalismo científicos, as produções didáticas e paradidáticas, entre outras

Conteúdo

 Narrativas de ficção e seu sentido educacional: das fábulas de Esopo à ficção científica.

 Origens da divulgação científica – incursões ficcionais de Kepler e Galileu e outros autores.

 Ficção e divulgação científica nos séculos XIX e XX.

 Indústria cultural: literatura de massa, música, quadrinhos, cinema, televisão, publicidade e a perspectiva educativa em ciências.

O Prof. Luis Paulo de Carvalho Piassi é Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Bacharel e Licenciado em Física pela USP (1990), Mestre em Ensino de Ciências pela USP (1995), Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Livre-Docente em Artes, Cultura e Lazer pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (2012). Orientador do programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação USP, pesquisando o ensino de ciências com uso de produções de fantasia, ficção científica, cultura pop e mídias do universo infantil. Orientador do programa Estudos Culturais da EACH/USP, onde realiza estudos sobre as expressões da fantasia e da ciência na ficção científica, na literatura infantil e nos gêneros e subculturas do rock em suas relações com a música, a literatura, o cinema e a moda. 

Quinta, 06 de junho, 19h: Oficina para alunos do Ensino médio, no observatório da UESC: “O sistema solar: observar para elaborar modelos explicativos experimentais.”.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Atenção! Edital de seleção retificado!

Conforme a Portaria da Reitoria da UESC, nº 683, foram alteradas as datas do calendário de seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
As inscrições continuam com data de término até hoje, dia 22 de maio, com homologação para o dia 28 de maio e prova escrita de conhecimentos específicos no dia 04 de junho. As datas das demais etapas foram alteradas.



Veja aqui o edital RETIFICADO de seleção de candidatos ao PPGEC.
Veja aqui outras notícias relacionadas.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Seleção para mestrados

Nesta semana foi publicado o edital de seleção de candidatos para o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC - Mestrado Acadêmico). Podem se candidatar os portadores de diploma ou que sejam concluintes até julho de 2013 em cursos de graduação de duração plena, reconhecidos pelo MEC. Os candidatos interessados devem submeter suas inscrições até 22/05.

Veja aqui o edital de seleção de candidatos ao PPGEC. Veja aqui outras notícias relacionadas.



Também encontra-se aberto o edital de seleção de candidatos para o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica (PPGE - Mestrado Profissional). Para participar desta seleção, o candidato deve ser portador de diploma ou certificado de concluão de curso (até julho de 2013) de cursos de graduação plena em Pedagogia, Letras e licenciaturas afins, reconhecidos pelo MEC e que comprove seu exercício atual na rede de ensino da Educação Básica, preferencialmente pública.

Veja aqui o edital de seleção de candidatos ao PPGE. Veja aqui outras notícias relacionadas.