sábado, 3 de agosto de 2013

A Pós Graduação em Ensino de Ciências: Problemas de Pesquisas - Seminário de Abertura do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências.

No próximo dia 12 de agosto, as 19h no auditório Jorge Amado, será realizado mais um evento SAEC, que marcará a abertura do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências desta Universidade, em parceria com a IX Semana de Física.

A convidada é a ilustre professora Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho, professora da Faculdade de Educação da USP. A professora é uma das pioneiras da área de Ensino de Ciências no Brasil e é pesquisadora senior do CNPq, professora da Pós-Graduação em Educação da FEUSP e da Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências ambos da USP e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física/LAPEF da FEUSP. 
Foi dietora da FEUSP no período de 1994-1998. Pertenceu a Diretoria da SBF (Secretária de Ensino) e foi represetante brasileira na International Commission on Physics Education (1991-2000) quando foi eleita secretária por dois mandatos (1994-2000). Foi presidente do Conselho Curador e Diretora Executiva da Fundação de Apoio à Faculdade de Educação - FAFE. Pertenceu aos C.As de Educação do CNPq e da CAPES. É representante brasileira no Conselho Interamericano de Ensino de Física (foi presidente deste Conselho no período de 1991-1993). Pertence a Academia Paulista de Educação (Texto informado pela autora, em seu CV Lattes). 
Alguns livros publicados ou organizados pela Profa. Anna Maria
A palestra, com o tema  "A Pós-Graduação em Ensino de Ciências: Problemas de Pesquisas", pretende discutir:

Os objetivos e finalidades das pesquisas em Ensino de Ciências levantando os pontos críticos destas pesquisas que são: a validade, a fidedignidade e a réplica; para os três principais, ou mais frequentes, tipos de pesquisa na área de Ensino de Ciências. As pesquisas:


para o ensino: que visam o planejamento e elaboração de sequências de ensino, recursos, materiais didáticos;
sobre o ensino: que estudam os processos de ensino, as práticas em sala de aula onde estão sendo testadas propostas, já elaboradas, onde os focos são os professores e/ou alunos;
sobre a formação de professores: que estudam os processos e os problemas da formação inicial e continuada de professores.



E também:
– A validade, a fidedignidade e as possíveis condições de réplicas, isto é, como são definidos os problemas, a coleta e análise de dados;
– Como os três níveis de investigações podem se inter-relacionar em um grupo de pesquisa.
– A importância deste inter-relacionamento.

É importante ressaltar que o tema pesquisa interessa também à alunos de graduação, iniciação científica, e professores de todos os níveis de ensino, já que a professora tratará de aspectos básicos sobre a pesquisa em educação, mais especificamente, o Ensino de Ciências.

Visite também o site da Semana de Física:

Nenhum comentário:

Postar um comentário