quarta-feira, 12 de agosto de 2020

ATIVIDADES MATEMÁTICAS REALIZADAS EM CASA POR CRIANÇAS

 No próximo dia 14 de agosto de 2020 (sexta-feira), 14h, via videoconferência no Google Meet (link: https://meet.google.com/arn-mhub-zxo), será apresentada a palestra:


"Atividades matemáticas realizadas em casa por crianças"

com a Profa Dra. Alina Galvão Spinillo (UFPE)

Resumo

A palestrante discutirá os resultados encontrados em sua pesquisa, relacionados a atividades matemáticas realizadas por crianças no ambiente familiar, destacando os conhecimentos matemáticos envolvidos. Além disso, aponta as possíveis diferenças quanto à natureza dessas atividades realizadas por crianças de classes sociais distintas. 

Pequena biografia da palestrante

Possui graduação em Psicologia (1978) e mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford, Inglaterra (1990) e pós-doutorado na University of Sussex, Inglaterra (1998). É Professora Titular do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM). Pesquisadora Nível 1 do CNPq, tendo como áreas de pesquisa a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e a Psicologia da Aprendizagem. Suas investigações versam sobre os seguintes temas: psicologia da educação matemática, com ênfase no desenvolvimento de conceitos matemáticos e sentido numérico em crianças; o conhecimento de crianças sobre textos; desenvolvimento da consciência metatextual; produção e compreensão de textos orais e escritos em crianças; e letramento em uma perspectiva psicológica. A partir de estudos de intervenção na área de linguagem e de conceitos matemáticos tem examinado as relações entre aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, extraindo implicações educacionais relativas à educação infantil e ao ensino fundamental. Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/9699640984791832  

Nenhum comentário:

Postar um comentário