sexta-feira, 31 de maio de 2019

Análise Textual Discursiva – ATD por meio do software ATLAS.ti

No próximo dia 07 de junho de 2019, às 13h30min, na sala 3114 do Pavilhão Jorge Amado (1º andar) da UESC, será apresentado o Minicurso:


"Análise Textual Discursiva – ATD por meio do software ATLAS.ti" com o Prof. Dr. Andrei Steveen Moreno Rodríguez.

Resumo:

Este minicurso visa abordar os principais pressupostos teóricos e metodológicos da Análise Textual Discursiva – ATD (MORAES; GALIAZZI, 2016) e, com base neles, apresentar possibilidades de adaptação da interface do software ATLAS.ti (MUHR, 2001) para o desenvolvimento das etapas e procedimentos próprios dessa metodologia de análise. O software, de caráter hermenêutico, foi criado na Universidade Técnica de Berlim com a finalidade de analisar grandes volumes de informação em curto tempo, oferecendo ao pesquisador a possibilidade de organizar anotações, conceitos, relações e diferentes estruturas complexas durante o processo de pesquisa qualitativa.

Pequena Biografia:

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e licenciado em Química pela Universidad Pedagógica Nacional - UPN da Colômbia. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Possui experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica, Média, Superior e como tutor em Educação à Distância (UAB). Realiza pesquisas relacionadas com Currículo, Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Formação de Professores, Pesquisa-Formação, Profissionalização Docente e Processos de Cooperação Latino- americana para a formação de professores.

Currículo Lattes do professor: http://lattes.cnpq.br/6468998562109564

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Investigación didáctica: Algunas experiencias

Fotos da palestra "Investigación didáctica: Algunas experiencias" com o Prof. Royman Pérez Miranda (Profesor. Departamento de Química/Grupo de Investigación IREC - Universidad Pedagógica Nacional) via videoconferência ocorrida no dia 24 de maio de 2019, às 13h, na sala 3114 do Pavilhão Jorge Amado da UESC:






quinta-feira, 23 de maio de 2019

Investigación didáctica: Algunas experiencias

No próximo dia 24 de maio de 2019, às 13h, na sala 3114 do Pavilhão Jorge Amado (1º andar) da UESC, será apresentada via videoconferênciaPalestra:

"Investigación didáctica: Algunas experiencias" com o Prof. Royman Pérez Miranda (Profesor. Departamento de Química/Grupo de Investigación IREC - Universidad Pedagógica Nacional).

Resumo: 

Una de las relaciones que demanda atención en la formación inicial y continua de profesores de ciencia es la que se puede establecer entre esta formación, los grupos de investigación que apoyan el currículo de esa formación y el ejercicio profesional de los egresados de esos programas que tienen como propósito esa formación. Con esta charla se pretende compartir algunas experiencias en investigación didáctica del Grupo de Investigación Representaciones y Conceptos Científicos, Grupo IREC, del Departamento de Química de la Universidad Pedagógica Nacional de Bogotá, Colombia.

La charla se desarrollará en tres partes. La primera tratará sobre la naturaleza y estructura del Grupo y su experiencia en relación con la formación inicial y continua de profesores de química en la Universidad Pedagógica Nacional. La segunda acerca de los fundamentos teóricos que se asumen desde el Grupo en la construcción del discurso que constituiría el estatuto epistemológico del ejercicio docente como profesión. La tercera parte sobre dos experiencias investigativas del Grupo en Didáctica de las Ciencias con profesores en ejercicio y en formación avanzada. Al final algunas consideraciones sobre estas experiencias y la formación investigativa de los profesores de ciencias tanto en su fase inicial como en la continuada. Se considera que lo más importante lo constituiría la discusión alrededor de esta temática que a todos, en este campo, nos compete.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Os “Poemas Furta-cores” como ferramenta para abordagens interdisciplinares entre Ciências da Natureza e Linguagens na educação formal e não formal

Fotos da palestra "Os “Poemas Furta-cores” como ferramenta para abordagens interdisciplinares entre Ciências da Natureza e Linguagens na educação formal e não formal" com o Prof. Joaquim Souza Júnior (IF Baiano - Uruçuca) ocorrida no dia 10 de maio de 2019, às 13h30min, na sala 3114 do Pavilhão Jorge Amado da UESC:








terça-feira, 7 de maio de 2019

Os “Poemas Furta-cores” como ferramenta para abordagens interdisciplinares entre Ciências da Natureza e Linguagens na educação formal e não formal

No próximo dia 10 de maio de 2019, às 13h30min, na sala 3114 do Pavilhão Jorge Amado (1º andar) da UESC, será apresentada a Palestra:


"Os “Poemas Furta-cores” como ferramenta para abordagens interdisciplinares entre Ciências da Natureza e Linguagens na educação formal e não formal" com o Prof. Joaquim Souza Júnior   - IF Baiano - Uruçuca.

Resumo: 

As abordagens interdisciplinares na educação vêm sendo cada vez mais valorizadas e exploradas, uma vez que têm possibilitado resultados mais satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, os “Poemas Furta-cores”, de autoria do poeta ilheense Geraldo Lavigne de Lemos, apresentam-se como uma interessante ferramenta: além de aspectos da área de Linguagens, é possível explorar conceitos das Ciências da Natureza, especialmente da Física. O que oportuniza essa abordagem interdisciplinar é a forma como o texto foi escrito, em letras coloridas, e a forma como o mesmo deve ser lido, através de filtros ou luzes do sistema RGB. Com essa combinação um único poema pode ter até três sentidos completamente diferentes. Recentemente tais poemas foram reunidos e publicados em livro pela editora da UESC (Editus). No presente seminário, serão apresentadas algumas possibilidades de utilização dos “Poemas Furta-cores na educação formal e em ações de educação não formal.
Link para download da versão digital do livro: http://www.uesc.br/editora/livrosdigitais2019/poemas-furta-cores.pdf

Pequena biografia
Joaquim Souza Júnior, docente do IF Baiano campus Uruçuca, graduado em Física (licenciatura) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), mestre em Ensino de Ciências (modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (USP). Atua em projetos de pesquisa em extensão com enfoque em ações de educação não-formal e atividades de popularização da Ciência. 

Currículo Lattes do  professor: http://lattes.cnpq.br/0092472031159780