"FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: compreensões de currículo por licenciandos da Universidade Estadual de Santa Cruz" com a Profa. Indman Ruana Lima Queiroz (UESC).
Resumo:
O conhecimento curricular compõe o conjunto de conhecimentos profissionais que o professor necessita adquirir durante sua formação. A partir do diálogo com Ivor Goodson e Carlos Marcelo Garcia relacionados à formação de professores e ao currículo respectivamente, investigamos como a formação inicial de professores influencia em compreensões de currículo por formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz. Identificamos que os formandos deste curso apresentaram uma concepção de currículo em formação, mostrando indícios de uma compreensão do currículo tanto como uma construção, quanto como uma prescrição. Essas compreensões nos permitem refletir sobre a construção curricular desses futuros professores. Uma construção curricular autônoma e crítica é importante por auxiliar na busca por processos de ensino e aprendizagem de qualidade, o que implica em equacionar problemas sociais, econômicos e culturais.
Pequena biografia
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Educação em Ciências e Licencianda em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atuou como professora de Química no Colégio da Polícia Militar de Itabuna nos anos de 2017 e 2018. Atualmente é docente do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC, na área do Ensino de Química e Química Geral.
Link para o currículo Lattes da professora: http://lattes. cnpq.br/2146122631244037
Nenhum comentário:
Postar um comentário