quarta-feira, 3 de outubro de 2018

A Significação do Problema Didático a partir de Potenciais Problemas Significadores: Análise de uma Aula Investigativa

No dia 15 de junho de 2018 aconteceu na sala 3114 do Pavilhão Jorge Amado da UESC a palestra "A Significação do Problema Didático a partir de Potenciais Problemas Significadores: Análise de uma Aula Investigativa" com a pesquisadora pós-doc Dra. Ana Paula Solino Bastos (PPGEC - UESC). Nessa palestra buscou-se analisar de que forma ocorre a significação de um problema didático proposto numa atividade baseada no Ensino por Investigação. Os dados foram extraídos da videogravação de uma aula investigativa desenvolvida com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo-SP e, posteriormente, transcritos e organizados por episódios e cenas. Como instrumento de análise, utilizamos os elementos significadores estabelecidos com base nas ideias de Vygotsky, os quais se encontram sintetizados nos Potenciais Problemas Significadores (PPS). Dentre os resultados, destacamos que a resolução do problema didático (PD) é marcada por um campo amplo de significações para dar sentido ao problema, enfrentando tensões entre o pensamento cotidiano e o científico, as quais são essenciais para a emergência de PPS. Argumentamos a favor de que os elementos significadores podem servir como uma ferramenta pedagógica e analítica para o professor orientar e avaliar o processo de significação em aulas investigativas a partir do surgimento de novos problemas.



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