No
dia 15 de junho de 2018 aconteceu na sala 3114 do Pavilhão Jorge Amado da UESC a
palestra "A Significação do
Problema Didático a partir de Potenciais Problemas Significadores: Análise de
uma Aula Investigativa" com a pesquisadora pós-doc Dra. Ana Paula Solino Bastos (PPGEC -
UESC). Nessa palestra buscou-se analisar de que forma ocorre a
significação de um problema didático proposto numa atividade baseada no Ensino
por Investigação. Os dados foram extraídos da videogravação de uma aula
investigativa desenvolvida com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma
escola pública da cidade de São Paulo-SP e, posteriormente, transcritos e
organizados por episódios e cenas. Como instrumento de análise, utilizamos os elementos
significadores estabelecidos com base nas ideias de Vygotsky, os quais se
encontram sintetizados nos Potenciais Problemas Significadores (PPS). Dentre os
resultados, destacamos que a resolução do problema didático (PD) é marcada
por um campo amplo de significações para dar sentido ao problema, enfrentando
tensões entre o pensamento cotidiano e o científico, as quais são essenciais
para a emergência de PPS. Argumentamos a favor de que os elementos
significadores podem servir como uma ferramenta pedagógica e analítica para o
professor orientar e avaliar o processo de significação em aulas investigativas
a partir do surgimento de novos problemas.
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