quarta-feira, 3 de outubro de 2018

"Métodos Narrativos e o Estudo de Políticas Curriculares" e "Políticas do Livro Didático e o Ensino de Química: Experiências no Âmbito do Ministério da Educação"

No dia 28 de setembro de 2018 aconteceram na sala 3114 do Pavilhão Jorge Amado da UESC a oficina "Métodos Narrativos e o estudo de Políticas Curriculares" no período da manhã e a palestra "Políticas do livro didático e o ensino de química: experiências no âmbito do Ministério da Educação" à tarde com a professora Maria Inês Petrucci Rosa (UNICAMP). Na oficina foi pretendido abordar pesquisas que utilizam métodos narrativos para compreender efeitos das políticas curriculares instituídas em diferentes contextos. Foram focalizadas, prioritariamente, práticas curriculares no ensino de química na relação com a docência seja ela exercida por professores experientes, seja por iniciantes. Pretendeu-se também discutir desdobramentos das políticas curriculares que pretendem integrar a disciplina escolar química com outras, sob a égide de conceitos de interdisciplinaridade. Narrativas docentes foram recuperadas e consideradas no contexto das práticas curriculares envolvidas. Já na palestra à tarde foi abordada as principais dimensões  das políticas do livro didático em âmbito federal, focalizando as experiências ocorridas durante o governo trabalhista (2005-2016). Foram tratadas características dos processos de avaliação das obras didáticas, tendo como referência os efeitos no ensino de química.   

Pequena biografia: Maria Inês Petrucci Rosa, graduada em Química (bacharelado e licenciatura), é livre docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos Práticas Curriculares e Narrativas Docentes. Sua pesquisa está focada principalmente nas discussões voltadas para formação docente, currículo, narrativas, disciplinas escolares e cotidiano escolar.






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