Episódios Históricos na Formação de Professores Mobilizando Diferentes Objetivos Formativos
No dia 24 de agosto de 2018 aconteceu no auditório do Pavilhão Max de Menezes da UESC o seminário "Episódios Históricos na Formação de Professores Mobilizando Diferentes Objetivos Formativos" com a professora Thaís Cyrino de Mello Forato. Há várias décadas a literatura especializada vem apontando diferentes propósitos pedagógicos e objetivos formativos possíveis de serem atingidos por meio de abordagens da história da ciência no ensino. Do mesmo modo, muitas pesquisas apontam obstáculos, dificuldades e desafios envolvidos na sua implementação efetiva na sala de aula, seja na escola básica, seja na formação de professores. Quando enfocamos o uso da história das ciências para a reflexão e o aprendizado sobre a ciência, tanto a respeito de aspectos de natureza da ciência, ou da prática científica, ou de características das ciências, uma série de debates vem ocorrendo. Desse modo, procurou-se discutir nesse seminário uma perspectiva adotada com relação a tais debates, envolvendo diferentes usos de episódios históricos, e como essa perspectiva vem sendo implementada na formação inicial de professores de ciências, em uma universidade pública, Universidade Federal de São Paulo, no campus Diadema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário