quarta-feira, 18 de maio de 2016

Investigação de temas CTS no contexto do Pensamento Latino-Americano

Convidamos a todos a se fazerem presentes ao Seminário Acadêmico de Ensino de Ciências - SAEC, que ocorrerá no dia 20/05, que será proferida pelo Prof. Dr. Décio Auler - UFSM.


 O Professor Décio solicita a todos que façam o estudo do artigoem anexo e no link (http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/16728/11874 ), o qual será o tema central da palestra.
 RESUMO
Analiso duas práxis, genuínas no contexto latino-americano, que surgiram a partir dos anos 1960. O pensamento educacional de Paulo Freire e o denominado Pensamento Latino Americano em CTS (PLACTS). Com a articulação dessas, no âmbito de uma compreensão ampliada sobre a não neutralidade da Ciência-Tecnologia, discuto a questão: como inserir demandas sociais, historicamente ignoradas, na produção do conhecimento científico-tecnológico?
 Destaco o potencial da investigação temática freireana reinventada no sentido de dar voz a novos atores sociais, num desafio de se detectar manifestações locais de contradições e identificar novas demandas para a constituição de currículos e de agendas de pesquisa em Ciência-Tecnologia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário