segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Mesa Redonda SAEC - Unindo Práticas e Pesquisas em Ensino de Ciências.

Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos (UNIFESP) e a Profa. Dra. Danusa Munford (UFMG). 

Na mesa redonda ocorrida, os Professores debateram suas experiências com pesquisas e novas metodologias para o Ensino de Ciências, apresentando elementos da construção da Argumentação e do conhecimento em Ciências. 

Prof. Emerson Izidoro falou sobre o Projeto JOANINHA (Jogar, Observar, Aprender, Narrar: Investigando Natureza, Humanidades e Artes)


O projeto de pesquisa/extensão JOANINHA, da EFLCH-Unifesp (campus Guarulhos), objetiva articular ações de grupos interessados em desenvolver, aplicar e avaliar atividades de caráter lúdico voltadas para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental séries que abordem temáticas das ciências da natureza e sua articulação com as demais áreas, em especial as ciências humanas e as artes.
 O campo de atuação do JOANINHA é rede pública municipal de Guarulhos-SP onde temos parceria com a secretaria municipal de educação além da inserção de alunas de mestrado que são também professoras dessa rede. Outras formas de parceria vem de projetos como Pibid e Novos Talentos (financiados pela Capes) que disponibilizam bolsas para professoras da rede integrantes dos projetos e/ou para atuação de graduandos na escola .

  As ações nas escolas são, em geral, vinculadas a esses programas, mas também temos projetos específicos de mestrado, iniciação científica e também de Residência Pedagógica (programa relacionado aos estágios supervisionados) e Práticas pedagógicas programadas (PPP), estas duas últimas unidades curriculares obrigatórias do curso de Pedagogia. 

Já a docente Danusa Munford, apresentou o tema: A construção de uma abordagem investigativa nas Ciências da Natureza nos anos iniciais: Experiências em um projeto que acompanhou uma turma ao longo do 1o ciclo.

Buscando contribuir para a discussão em torno do ensino de ciências nos anos iniciais, ao longo de 3 anos acompanhamos uma turma em sua entrada no Ensino Fundamental. Em parceria com a professora, desenvolvemos atividades de abordagem investigativa voltadas para diferentes temáticas e conduzimos pesquisas com diversos focos. Na presente mesa caracterizaremos aspectos gerais do projeto e nos aprofundaremos na descrição de atividades relacionadas à unidade temática “Comportamento Animal: O Besouro Rola-Bosta”. A partir desse exemplo, exploraremos o potencial de uma sequencia de aulas, dos materiais elaborados e das interações entre professora e alunos, enfatizando sua contribuição para o desenvolvimento de práticas argumentativas na turma.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

As atividades experimentais para cegos e videntes na formação de professores e no ensino de química/ciências

No dia 26 de Fevereiro de 2016 foi realizada palestra com o Prof. Dr. Fábio Peres Gonçalves - UFSC


Leia abaixo o resumo da palestra. Acesse aqui o currículo Lattes do docente. 




Busca-se discutir o desenvolvimento de atividades experimentais em contextos com estudantes cegos e videntes, bem como a abordagem de tais atividades na qualidade de um conteúdo da formação de professores de química/ciências, de modo a considerar a presença crescente de estudantes cegos na educação básica e na educação superior. Chama-se a atenção neste contexto para as políticas de educação especial e suas relações com a formação docente.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Currículos de Ciências: materiais didáticos e as relações entre a universidade e a escola básica


No dia 19 de fevereiro de 2016, foi realizada a palestra SAEC, com a Profa. Dra. Maria Margarida Pereira de Lima Gomes - UFRJ


Resumo:A apresentação versa sobre as minhas experiências de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à produção e utilização de materiais didáticos para os currículos de Ciências e Biologia. Tais experiências estão relacionadas aos espaços por onde exerço minhas atividades docentes na Universidade Federal do Rio de Janeiro: as salas de aula da graduação e da pós-graduação, o NEC – Núcleo de Estudos de Currículo, o Projeto Fundão Biologia – UFRJ e as escolas de Ensino Básico nas quais venho desenvolvendo atividades de extensão e pesquisa. Busco apresentar e problematizar os materiais didáticos dessas disciplinas escolares como importantes modos de dinamização de seus currículos e da formação docente da área.