Nos próximos dia 13 e 14 de março, de 2014, serão realizados eventos de abertura do ano de 2014, do projeto Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências - SAEC, com a Professora Dra. Lenir Silva Abreu, da UNIJORGE, de Salvador. Sendo eles:
Palestra: Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I: Aspectos a Considerar
Data: 13 de março, 15h
Local: auditório do pavilhão do DCET
Na palestra serão apresentados e discutidos alguns achados da sua tese, defendida recentemente na UFBADiscute o conceito de Alfabetização Científica, a partir de diferentes referenciais e a importância do ensino investigativo na promoção desta AC; bem como a necessidade de disponibilizar atividades que contemplem os três eixos que envolvem esse processo; promover cursos de formação de professores que os permita posicionarem-se como aprendizes e ter oportunidade de também se alfabetizarem cientificamente. Defendemos com base em dados de pesquisa que o ensino de Ciências voltado para a alfabetização científica pode favorecer a alfabetização na língua materna e o letramento.
Minicurso: A Aprendizagem do Professor Para Ensinar Ciências: O Estado da Arte
Data: 14 de março - 13h30min - 17h30min
Local: Auditório do pavilhão do DCET
Busca resgatar as experiências de aprendizagem dos participantes acerca da docência para analisar a importância de compreender esse processo como forma de potencializar o ensino: não se ensina o que não sabe. Enfatiza a importância do grupo no processo de aprendizagem da docência. A reflexão será permeada pela análise da literatura que discute a aprendizagem do professor nas diversas áreas de ensino, e mais especificamente em Ciências. Apresenta dados de pesquisa coletados em um projeto de formação desenvolvido pelos pesquisadores do LaPEF – USP em parceria com a Escola Municipal Cândido Portinari - SP.Inscrições aqui..
Número de vagas: 30.
Lenir Abreu é Doutora e Mestre em Ensino Filosofia e História das Ciências pelo Programa Interinstitucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia e possui especialização em Alfabetização Infantil e Formação Docente Ensino Superior: Abordagens Contemporâneas. É membro do grupo de pesquisa em Ensino Filosofia e História das Ciências. Realizou estágio 'sanduíche' na Universidade de São Paulo (USP) com a professora Anna Maria P. de Carvalho e no King's College London com o Professor Justin Dillon. Seus principais interesses de pesquisa são: metodologias para o ensino superior, ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental I na perspectiva investigativa, alfabetização e alfabetização científica , desenvolvimento profissional do professor através da pesquisa colaborativa situada em sala de aula. Atua como Coordenadora e professora do Centro Universitário Jorge Amado no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Atuou como consultora do Ministério da Educação na área de formação de professores.
Divulgue para os seus contatos e venha participar de mais um momento de debate sobre as pesquisas e práticas em ensino de Ciências!
Nenhum comentário:
Postar um comentário