terça-feira, 26 de novembro de 2013

EPECI - trabalhos aprovados

Relação de trabalhos aprovados para apresentação no 1º Encontro de Pesquisas em Ensino de Ciências da UESC
Os autores deverão estar no horário e local definido para a apresentação dos trabalhos, identificando-se à comissão organizadora, que definirá o local da apresentação (suporte). O responsável pela apresentação permanecer junto do seu pôster e apresentá-lo à comissão avaliadora.
Veja aqui a programação do evento



TÍTULO DO RESUMO
AUTORES
BLOGS COMO ESPAÇOS DE AUTORIA: potencialidades para ressignificar a prática docente e fortalecer a alfabetização científica em professores de ciências.
Acta Maiara Evangelista Maciel; Adriane Lizbehd Halmann
A UTILIZAÇÃO DE PLACAS CONTROLADORAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA.
Alberto de Castro Baptista; Milton Schivani; Maxwell Siqueira
ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ENSINO DE ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO BIOLÓGICA PUBLICADA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS.

Andreia Xavier da Silva Santos; Mário Cézar Amorim de Oliveira

A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA.
Andreus Bastos Cruz; Adriano Marcus Stuchi
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS.
Camila Silva Pereira; Danilo Missias Teixeira; Ivete Maria dos Santos

ANÁLISE DA TEMÁTICA ORIGEM DA VIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA RECOMENDADOS PELO PNLD/2012.
Camile Barbosa Moraes; Mário Cézar Amorim de Oliveira

O PAPEL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIA: contribuições na integração entre a universidade e a educação básica.
Camile Barbosa Moraes; Viviane Borges Dias

TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: uma proposta didática para o ensino de física nuclear, a saber, radioatividade.
Carlos Alexandre dos Santos Batista; Maxwell Roger da Purificação Siqueira

AS RELAÇÕES DO PROFESSOR DE BIOLOGIA COM O LIVRO DIDÁTICO.
Cintia Colombo Figueiredo; Adriane Lizbehd Halmann
A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS (1º ao 5º ano) NA CIDADE DE ITAPITANGA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS.
Claudinéia Santana dos Santos; Viviane Borges Dias

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA: uma proposta de estudo de caso sobre o complexo intermodal Porto Sul.
Cristiane dos Santos Bandeira; Emerson Antonio Rocha Melo de Lucena
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA E O MEIO AMBIENTE: uma análise da opinião dos alunos do curso de licenciatura em Química da UESC/Ilhéus – BA.
Danilo Missias Teixeira; Lucianny França Oliveira; Madson Moreira Nascimento; Ivete Maria dos Santos
A UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: uma possibilidade metodológica interdisciplinar em Geografia e Química sobre uso e gestão dos solos.
Darlan da Conceição Neves; Danilo Missias Teixeira; Ivete Maria dos Santos

EDUCAÇÃO DO CAMPO: O ensino de Ciências por meio da abordagem temática Freireana nos anos iniciais.
Edcleide da Silva Pereira Novais; Simoni Tormöhlen Gehlen

AS CONTRIBUIÇÕES DO EDUCAR PELA PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DOS CURSOS DE BIOLOGIA, PEDAGOGIA E FÍSICA, MODALIDADE À DISTÂNCIA DA UESC.


Ednailza Miranda Carvalho Aboboreira; Adriane Lizbehd Halmann

AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.

Ednailza Miranda Carvalho Aboboreira; Adriane Lizbehd Halmann

O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ENPEC): das primeiras evidências às visões contemporâneas.
Fábio Matos Rodrigues; Viviane Briccia do Nascimento

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A INTRODUÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES INICIAIS.
Flávia dos Santos Gomes; Geraldo Wellington Rocha Fernandes

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-UESC PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA ÁREA DE CIÊNCIAS.
Hadassa Marques Santana Carmo; Luisa Dias Brito

INFLUÊNCIAS DA FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Indman Ruana Lima Queiroz; Elisa Prestes Massena

 [pendência]
Isabel Silva; Diná da Silva Correia

A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Jacilene Santos Souza; Viviane Briccia do Nascimento

JUVENTUDE(S) E ESCOLA: um estudo de caso sobre as expectativas dos estudantes quanto à construção do conhecimento em Ciências Naturais.
Janaina Menezes; Mary Garcia Castro

A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: influências dos ambientes formativos vivenciados por discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia.
Joseane Pereira dos Santos; Adriane Lizbehd Halmann
COMPREENDENDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.
Keici de Almeida; Viviane Briccia

A NATUREZA DA CIÊNCIA VEICULADA NOS MÓDULOS DIDÁTICOS DO CURSO DE BIOLOGIA DA UESC, MODALIDADE EaD.
Keici de Almeida; Mário Cézar Amorim de Oliveira
CONTRIBUIÇÕES DO COM VIDA PARA FOMENTAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO EM IBICUÍ – BAHIA.
Lays Oliveira Santos; Alexandre Schiavetti

AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO MUNICÍPIO DE BUERAREMA – BA: desafios e perspectivas.
Lucinéia dos Santos Souza; Viviane Borges Dias

CONTRIBUIÇÕES DOS AMBIENTES E VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO PROGRAMA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: potencialidades para a educação científica.
Marcos Ramos da Silva; Adriane Lizbehd Halmann

USO DE UM CONTO INTERATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA EM ABORDAGEM LÚDICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS SEGUNDO VIGOTSKI.
Maurício Silva Araújo; Maria Elvira do Rego Barros Bello

ANÁLISE DE IMAGENS REFERENTES AO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA EM APOSTILAS DIDÁTICAS DE CIÊNCIAS
Rafael Antunes Ferreira; Mário Cezar Amorim de Oliveira
O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE PROFESSORES DE QUÍMICA E SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA: possíveis relações.
Renata Neves Rocha; Luciana Passos Sá

DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DE ESTUDO COMO MECANISMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
Roberta Conceição Santana Rezende; Neurivaldo José de Guzzi Filho

IMPLICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE NOS PRINCÍPIOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: perspectivas etnográficas da prática
Stéfano Couto Monteiro; Viviane Briccia

BUSCANDO INDÍCIOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS REGISTROS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ATIVIDADES PAUTADAS NO PROGRAMA ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA.
Thiago Silva Oliveira; Luciana Passos Sá

DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DA UESC NA DISCIPLINA QUÍMICA GERAL: um estudo sobre os fatores ligados ao rendimento acadêmico.
Thiana Santiago Nascimento; Maria Elvira do Rego Barros Bello



Nenhum comentário:

Postar um comentário