Nos dias 24 e 25 de
abril, a Universidade Estadual de Santa Cruz receberá dois
importantes pesquisadores da área de Ensino de Ciências: Prof. Dr.
Otavio Aloisio Maldaner e Profa. Jaqueline Vianna.
Os convidados comporão
uma Mesa-Redonda, onde será abordado o histórico, o contexto em que
foi pensada a Situação de Estudo (SE) e como esta é desenvolvida
nas Licenciaturas, na Educação Básica e no Grupo
Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em
Ciências/GIPEC-UNIJUÍ. Além disso, será abordada a evolução da
SE ao longo dos anos, suas limitações e perspectivas.
Evento: Mesa
Redonda: Situação de Estudo: uma perspectiva curricular no Ensino
de Ciências
Ministrantes:
Prof. Dr. Otavio Aloisio Maldaner e Profa. Jaqueline Vianna.
Data: 24 de
abril de 2013
Horário: 13h30
às 17h
Local: Auditório
Jorge Amado, Universidade Estadual de Santa Cruz
Na oportunidade, o professor Otavio
Aloisio Maldaner abordará a Situação de Estudo como proposta de
organização curricular com base em temáticas. Após mencionar
alguns marcos históricos, passará a explicitar princípios,
possibilidades e limites de uma tal organização e a argumentar
sobre a diferença fundamental que existe entre a produção das
Ciências em contextos especializados de pesquisa e a significação
das ciências em contexto escolar e em contextos de sua aplicação e
uso. A complexidade do mundo da vida exige escolhas e para isso as
novas gerações têm uma grande responsabilidade. Por fim, cito
possibilidades dessa modalidade curricular na formação inicial e
continuada de professores.
Já a professora
Jaqueline Vianna discutirá sobre as pesquisas a cerca do tema de
formação de professores (marco histórico, bem breve) e a
articulação com a produção curricular, explicitando o que vem
sendo proposto no curso de Química da UNIJUÍ. Jaqueline enfatiza a
importância de inserir os licenciandos nesse processo de elaboração
curricular e, que para isso aconteça, defende que os licenciandos
sejam ensinados e motivados pelos professores formadores. Para isso,
Jaqueline discutirá alguns recortes da investigação desenvolvida
em seu Mestrado, como por exemplo, as temáticas mais escolhidas
pelos licenciandos, os recursos/ferramentas que eles mais utilizaram,
a dificuldade em relacionar os conhecimentos do cotidiano com o
científico, entre outros aspectos.
Prof. Dr. OtavioAloisio Maldaner possui graduação em Ciências Naturais pela
Universidade de Passo Fundo (1974), graduação em Ciências Plenas
Hab Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio
Grande do Sul (1980), mestrado em Química pela Universidade Estadual
de Campinas (1980) e doutorado em Educação pela Universidade
Estadual de Campinas (1997). Atualmente é coordenador do
Gipec-Unijuí e professor titular da Universidade Regional do
Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de
Química, com ênfase em Campos de Coordenação, atuando
principalmente nos seguintes temas: formação de professores,
situação de estudo, ensino de química, interdisciplinaridade e
debate epistemológico.
Profa. Jaqueline Vianna possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ com bolsa CAPES e integrante do Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação em Ciências - Gipec-Unijuí. Desenvolve pesquisa na área de Educação nas Ciências, com ênfase em Educação Química, nos seguintes temas: proposta curricular com base na Situação de Estudo e formação inicial de professores de Química.
Profa. Jaqueline Vianna possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ com bolsa CAPES e integrante do Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação em Ciências - Gipec-Unijuí. Desenvolve pesquisa na área de Educação nas Ciências, com ênfase em Educação Química, nos seguintes temas: proposta curricular com base na Situação de Estudo e formação inicial de professores de Química.
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