No próximo dia 27 de novembro, as 19h:40min no auditório Jorge Amado.
Resumo do seminário: Assista ao vídeo e responda: que animal ocupa o papel de predador nesta cadeia alimentar? Assista ao vídeo e responda: como se forma um tornado? Assista ao vídeo e responda: como funciona o avião? Quem inventou a pasteurização? Dentro do ensino de ciências, estas podem ser questões comuns relacionadas ao trabalho com audiovisuais em sala de aula. Questões estas que se pautam na, e reforçam a ideia do vídeo como forma de “ilustração”, “reforço” e “exatidão” de conteúdos. A proposta deste seminário é discutir modelos de leitura dos audiovisuais nas práticas de ensino de ciências. Serão visitadas abordagens do campo da Análise de Discurso de linha francesa, como forma de subsidiar visões que problematizam a ideia do vídeo como instrumento para transmissão de conteúdos. Busca-se, através destes referenciais, construir um entendimento sobre o que chamamos de “vídeo educativo” que amplie as formas do trabalho pedagógico com audiovisuais. Neste sentido, coloca-se a análise (para além da ideia de leitura) tanto do conteúdo, quanto da forma, como uma maneira de trabalho interessante para as práticas em ensino de ciências e a construção de audiovisuais como passo para favorecer uma compreensão da linguagem audiovisual e, por consequência, as análises. Por fim, destacamos que qualquer vídeo pode ser considerado pedagógico, pois, como todo objeto simbólico, institui formas de se pensar e se agir sobre o mundo. Podemos compreendê-las?
A Professora Dra. Mariana Brasil Ramos possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Ciências, pela UNICAMP, durante o qual desenvolveu pesquisa sobre o trabalho da linguagem televisiva em aulas de ciências. Atualmente, é professora do depto. de Metodologia de Ensino da UFSC, atuando na área de Educação em Ciências e Biologia nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Trabalha no Núcleo de Vídeo do Lantec e, desde o início de sua formação, vem desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: Mídia e Educação; Especificidades do Audiovisual na Educação; Linguagem e Educação em Ciências; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e Metodologias de Ensino de Biologia e Ciências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário