Os objetivos atuais para o Ensino de Ciências, nos falam da
importância não apenas da aprendizagem de conceitos da ciência, mas
também sobre a Ciência, incluindo suas características epistemológicas e de construção. Neste sentido, a História da Ciência vem sendo evidenciada como uma
das estratégias de ensino para nos mostrar algumas características
dessa construção, contudo, este ainda é um tema bastante controverso.
A partir deste tema problemático, a equipe organizadora dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências realizará uma palestra com o tema “A história da ciência na sala de aula: algumas dificuldades e propostas", com a professora Thaís Cyrino de Mello Forato (UNIFESP-DIADEMA), no dia 20 de junho, às 18h45min, no Auditório Jorge Amado da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Veja abaixo o resumo da fala e o currículo da palestrante:
“A história da ciência na sala de aula:
algumas dificuldades e propostas"1
Thaís Cyrino de Mello Forato –
UNIFESP-DIADEMA*
A
despeito de inúmeras contribuições alegadas para os usos da
História da Ciência no Ensino, diversas pesquisas têm apontado
dificuldades, obstáculos e riscos para tal inserção. Quando
pensamos na Escola Básica, principalmente, propostas e inovações
metodológicas envolvendo a história, assim como a filosofia e a
sociologia da ciência, tornam-se mais desafiadoras. Pretendemos
refletir, neste seminário, sobre alguns argumentos que defendem os
benefícios pedagógicos e formativos envolvendo a inserção da
história da ciência no ensino, sobre obstáculos apontados pela
literatura atual e apresentar uma proposta efetiva para a sala de
aula, desenvolvida e aplicada na escola básica. Tal proposta
volta-se para a história da óptica, mais especificamente, envolve a
discussão sobre controvérsias entre distintas teorias acerca da
natureza da luz.
*Thais
Cyrino de Mello Forato é Bacharel em Física PUC-SP (1985),
Licenciada em Física PUC-SP (1993), Mestre em História da Ciência
PUC-SP (2003) e Doutora em Educação FE-USP (2009). Professora
Adjunta na UNIFESP-DIADEMA, no curso de Licenciatura Plena em
Ciências. Atualmente, desenvolve pesquisas a respeito da utilização
da História e Filosofia da Ciência na Educação Científica
atuando, principalmente, nos seguintes temas: História da Ciência,
Natureza da Ciência no Ensino de Ciências, Ciência e Teologia em
Isaac Newton, o Éter e algumas Teorias da Luz, e, Ensino de Física
Clássica. Pesquisador colaborador externo no Mestrado em Ensino de
Ciências e Matemática na Universidade Estadual da Paraíba. Tem
experiência na área de Educação, em nível superior e no ensino
médio, e na formação inicial e continuada de professores. Editora
Adjunta de Prometeica - Revista de Filosofia y Ciencia.
1Texto
informado pela autora
Parabéns pela iniciativa. Esta será uma excelente oportunidade para professores e demais estudantes das ciências escolares refletirem sobre temas específicos de ensino/aprendizagem como algo próprio da cultura cientifica moderna. As contribuições da história das ciências são muitas neste sentido, uma delas a possibilidade de refletir sobre a natureza humana e social das ciencias e comprrender como um dado pardigma evolui, muda de tempos em tempos. Professores formados a luz da Filosofia tradicional de ciência não tiveram essa oportunidade, e têm, por isso mesmo dificuldade de participar neste tipo de reflexão.
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