segunda-feira, 7 de maio de 2012

Física nas séries iniciais: Abordagem Temática Freireana


No dia 11 de maio, na mesa "Ensino de Ciências nas Séries Iniciais", contaremos com a presença de Ana Paula Solino Bastos, que apresentará pesquisa que vem desenvolvendo em seu Mestrado. Confira abaixo um resumo de sua fala:

“Rio Cachoeira: que água é essa?”: a inserção da Física nas séries inicias por meio da Abordagem Temática Freireana 

Nesta pesquisa investigo as possibilidades e limitações de uma prática pedagógica baseada na Abordagem Temática Freireana para o processo de ensino-aprendizagem de Física nas séries iniciais. O objetivo geral é elaborar uma proposta didático-metodológica baseada nesta abordagem de ensino para as aulas de Ciências/Física deste nível escolar, implementá-la em um escola municipal da cidade de Itabuna-Ba e avaliá-la identificando suas principais limitações e potencialidades no contexto da sala de aula. Para elaborar e desenvolver as atividades realizou-se adaptações da Investigação Temática proposta por Paulo Freire e utilizou-se algumas de suas etapas (levantamento preliminar; redução temática e desenvolvimento em sala de aula),  como metodologia para identificar e selecionar as situações significativas vivenciadas pelos alunos e/ou a comunidade escolar. Essas situações significativas auxiliaram na configuração do tema “Rio Cachoeira: que água é essa?”. A construção das atividades com base nesse tema se deu a partir de uma equipe de estudantes-pesquisadores da UESC/UESB de diferentes áreas, incluindo a física, a matemática e a pedagogia que passou a identificar quais conceitos de Física eram necessários para compreender o tema, adequando-os à faixa etária e cognitiva da criança. As aulas foram organizadas por meio dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1992), enfatizando o diálogo e a problematização como elementos norteadores da prática educativa. Como resultados preliminares, destacam-se a ausência de trabalhos na área de ensino de Ciências/Física neste ciclo que contemplem a perspectiva da Abordagem Temática Freireana. Além disso, ressalta-se que estamos na fase de implementação do tema em sala de aula, em que os primeiros resultados apontam para a participação ativa dos alunos durante as problematizações das situações vivenciadas por eles.

Ana Paula Solino Bastos, formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2011) e mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié. Nos últimos anos esteve pesquisando o ensino de ciências, especificamente da Física no primeiro nível do ensino fundamental e atualmente desenvolve seu projeto de mestrado nessa linha, cujo tema é “Abordagem Temática Freireana: inserção da Física nas séries iniciais”.
*Texto informado pela autora

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