
Na última sexta-feira, dia 11 de maio, no Auditório da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz, tivemos mais um encontro dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências, quando foram discutidos alguns aspectos do ensino de ciências nas séries iniciais.

Ana Paula Solino, aluna do Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores da Uesb, sob orientação da professora Simoni Gehlen (UESC) trouxe alguns aspectos referentes aos conteúdos e abordagens metodológicas para o ensino de Ciências (e de Física) nas Séries Iniciais. Ressaltando que os alunos constróem suas aprendizagens a partir das relações sociais que vivenciam, apresentou uma proposta de ensino baseada na Abordagem Temática Freireana.



O público, composto basicamente por alunos das licenciaturas em Biologia, Química, Física, Pedagogia, Filosovia e Letras, além de professores de Escolas de Ensino Fundamental e Médio da região, participou ativamente, apresentando inquietações acerca da temática.
Frente ao que foi apresentado e discutido, ficou notório o quanto este campo ainda carece de pesquisas e debates, principalmente nas formas de abordagens destas temáticas, quanto em relação aos professores, sejam os pedagogos, que não tem boa formação em ciências, seja dos professores de Ciências (ou de Biologia, Química e Física), que tem fraca formação para atuar nesta etapa da Rducação Básica.
Parabéns ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências pela iniciativa.
ResponderExcluirO seminário deste dia estava muito interessante. Pena que não pude participar do que ocorreu no dia 18, mas espero poder participar de outros.
Abs,
Priscila Figueiredo
PPGEFHC- UFBA