segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ensino de Ciências nas séries iniciais... relações possíveis?




Na última sexta-feira, dia 11 de maio, no Auditório da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz, tivemos mais um encontro dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências, quando foram discutidos alguns aspectos do ensino de ciências nas séries iniciais.





Ana Paula Solino, aluna do Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores da Uesb, sob orientação da professora Simoni Gehlen (UESC) trouxe alguns aspectos referentes aos conteúdos e abordagens metodológicas para o ensino de Ciências (e de Física) nas Séries Iniciais. Ressaltando que os alunos constróem suas aprendizagens a partir das relações sociais que vivenciam, apresentou uma proposta de ensino baseada na Abordagem Temática Freireana.





Já Viviane Briccia, professora do Departamento de Educação da Uesc, a partir dos estudos desenvolvidos durante o seu doutorado em Educação na USP [como a atividade do barquinho abaixo, clique aqui para ver outras atividades do mesmo grupo] , ressaltou a importância da formação dos profissionais generalistas, aos quais, mesmo que com uma deficitária formação incial em ensino de ciências, é incumbida esta árdua missão. Com os resultados de uma intervenção realizada em uma escola de periferia de São Paulo, ficou notória a necessidade de repensar estes aspectos na formação inicial dos professores, bem como considerar a escola como espaço de formação contínua destes profissionais.






O público, composto basicamente por alunos das licenciaturas em Biologia, Química, Física, Pedagogia, Filosovia e Letras, além de professores de Escolas de Ensino Fundamental e Médio da região, participou ativamente, apresentando inquietações acerca da temática.





Frente ao que foi apresentado e discutido, ficou notório o quanto este campo ainda carece de pesquisas e debates, principalmente nas formas de abordagens destas temáticas, quanto em relação aos professores, sejam os pedagogos, que não tem boa formação em ciências, seja dos professores de Ciências (ou de Biologia, Química e Física), que tem fraca formação para atuar nesta etapa da Rducação Básica.

Um comentário:

  1. Parabéns ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências pela iniciativa.

    O seminário deste dia estava muito interessante. Pena que não pude participar do que ocorreu no dia 18, mas espero poder participar de outros.

    Abs,
    Priscila Figueiredo
    PPGEFHC- UFBA

    ResponderExcluir