terça-feira, 12 de maio de 2015

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-UESC PARA A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS.

No próximo dia 15 de maio, 13:30, na sala 3114, do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências, será ministrado o Seminário: As contribuições do PIBID-UESC e para a Constituição dos Saberes Docentes na Formação Inicial, pela pesquisadora Hadassa Marques Santana do Carmo. 


Para acesso ao lattes da pesquisadora, clique aqui. 


Resumo do Seminário:


Os saberes mobilizados para a prática docente constituem-se da relação estabelecida entre os conhecimentos das instituições formadoras e os saberes produzidos no contexto do cotidiano escolar. Por isso, é pertinente que os futuros professores conheçam a sua realidade profissional desde a graduação para que articulem saberes necessários para o seu exercício, pois essa relação universidade-escola pode propiciar aos licenciandos ainda em formação inicial, uma visão mais holística sobre o saber-ser e o saber-fazer do professor. Entendendo essa importância para a formação inicial de professores, em 2007 o Ministério da Educação institui o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) que incentiva a interseção entre a universidade e a escola pública. Desde 2009, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) aderiu ao programa, desenvolvendo diversos projetos no âmbito das licenciaturas. Essa pesquisa interessa-se especificamente pelos projetos envolvidos com a formação de professores de ciências. A pergunta que norteia esse trabalho é: quais Saberes Docentes foram constituídos no decorrer das experiências proporcionadas pelo PIBID-UESC no encontro com a escola durante a formação inicial dos licenciandos em ciências? Por isso, objetiva-se de maneira geral nesse trabalho mapear os Saberes Docentes constituídos na formação inicial dos licenciandos em ciências no decorrer das experiências proporcionadas pelo PIBID-UESC no encontro com a escola, nos subprojetos dos Editais de 2009 e 2011. Especificamente pretendemos: Identificar as experiências vivenciadas no contexto escolar proporcionadas pelos subprojetos do PIBID nas licenciaturas em Biologia, Física e Química na UESC e; Investigar os primeiros indícios da construção dos saberes docentes dos bolsistas durante a vivência nos subprojetos no encontro com a escola. Esta pesquisa é qualitativa e para coleta de dados foram realizadas entrevistas com sete bolsistas dos subprojetos de Biologia, Física e Química. Estes relataram suas experiências dentro do PIBID-UESC e como essas contribuíram para a sua formação inicial. Para analisarmos as entrevistas utilizamos a Análise Textual Discursiva. Esperamos que essa pesquisa possa contribuir com o campo de formação de professores de ciências, ampliando a compreensão dos processos de formação inicial e a constituição dos Saberes Docentes no contexto de projetos do PIBID e de outros que com eles se assemelham.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

A Abordagem Temática Freireana na formação de professores de ciências sob a óptica da Teoria da Atividade

No próximo dia 08 de maio de 2015, as 13h:30min no auditório do DCET será realizado o Seminário:

Foto do Currículo Lattes do
Pesquisador
A Abordagem Temática Freireana na formação de professores de ciências sob a óptica da Teoria da Atividade

O Seminário tem o objetivo de apresentar e discutir os principais aspectos da pesquisa de mestrado recém-defendida por Roger Magalhães da Silva, aluno do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Formação de Professores – PPGECFP – da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Jequié).

Para acesso ao Currículo Lattes do Pesquisador, clique aqui.


Resumo da Dissertação

Este estudo investigou as compreensões de professores de ciências acerca dos principais elementos que compõem a Abordagem Temática Freirena (ATF). Utilizou-se do aporte teórico da Teoria da Atividade, sistematizado por Leontiev (1978) e Engeström (1987), para identificar os elementos que estruturam a Atividade Educacional proposta pela Abordagem Temática Freireana. Metodologicamente, este trabalho possui dois encaminhamentos: i) o primeiro volta-se a análise teórica do processo de reorientação curricular sugerida pela ATF, tendo como parâmetro a estrutura da Teoria da Atividade, fundamentada em Leontiev e Engeström. Dentre os principais resultados, destaca-se a identificação dos elementos que estruturam a Atividade Educacional da proposta, a saber: o Objeto de Conhecimento, os Instrumentos, as Regras, a Divisão Social do Trabalho e a Comunidade escolar. Estes três últimos representam a dimensão social da atividade. Tendo identificado estes elementos, estruturou-se uma categoria analítica – A reorientação da Atividade Educacional dos professores­ – a fim de investigar as compreensões dos professores durante e após o desenvolvimento de um curso de formação permanente – o qual teve o objetivo de desenvolver as etapas da Investigação Temática (DELIZOICOV, 1982; 1991), em parceria com os professores; ii) o segundo encaminhamento refere-se ao desenvolvimento deste processo formativo e nas análises da compreensão dos professores acerca dos elementos que compõem a ATF. O curso foi elaborado e promovido pelo Grupo de Estudos sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC-UESC), no qual realizou-se algumas adaptações das etapas da Investigação Temática, sistematizada por Delizoicov (1982; 1991), para obter o Tema Gerador “O perigo do rio Água Preta em Pau Brasil – BA” e elaborar atividades didático-pedagógicas de ciências. Os dados foram obtidos pela gravação audiovisual do curso e por entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da Análise Textual Discursiva, tendo como referência uma categoria analítica estabelecida à priori: A reestruturação da Atividade Educacional dos Professores, e outra emergente: A possibilidade/viabilidade de adoção da proposta da ATF. Constatou-se que os professores compreenderam significativamente as noções teóricas e metodológicas que fundamentam os elementos que estruturam a Atividade Educacional da ATF. Além disto, verificou-se que os professores sinalizaram para a aceitação da proposta de reorientação curricular por meio da ATF de modo que a própria constituição daAtividade Educacional dos professores mostrou-se passível de modificações.