segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Situações de Estudo - Interações entre licenciandos e professores de escola no desenvolvimento de currículo e formação docente

No próximo dia 10 de dezembro (quarta), às 14h, teremos a última palestra do ano promovida pelo SAEC, desta vez com a Professora Maria Cristina Pansera de Araújo do Departamento de Ciências da Vida, da UNIJUÍ.

Local: Auditório da Torre (prédio da Reitoria) - 5o andar

Sinopse da Palestra: 

O seminário pretende tematizar a relação entre o desenvolvimento de currículo e a formação docente, considerando os pressupostos teórico-metodológicos da produção de Situações de Estudo fundamentados na perspectiva sócio-histórico-cultural de Vigotski (2001) e teoria da atividade de Leontiev (2009), que possibilitam a constituição e mobilização de saberes docentes como cooperação, partilha de saberes, diálogo, autoria e autonomia na produção do currículo escolar.

Para acessar o currículo lattes da professora, clique aqui.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A Divulgação Científica como uma das possibilidades de acesso à Cultura Científica no Ensino Formal

No próximo dia 5 de dezembro (sexta-feira), às 14h, teremos mais uma palestra SAEC, desta vez com a Professora Maria José P. M. de Almeida
da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Local: Auditório da Torre (prédio da Reitoria) - 5o andar


Sinopse da Palestra: 

Três pressupostos estão subentendidos no nosso propósito de evidenciar a divulgação científica como um dos recursos a serem explorados quando se pretende contribuir para o compartilhamento da cultura científica no ensino escolar. São eles: a certeza de que em nossos dias o acesso a inúmeros aspectos da cultura científica é de grande relevância; a escola ainda é o principal meio de acesso à cultura científica quando se pensa na maioria da população e a pesquisa educacional é um meio privilegiado para compreensão do que fazer na escola. Nos apoiamos em pesquisas realizadas no grupo de estudo e pesquisa em Ciência e Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas para mostrar algumas possibilidades de funcionamento da divulgação científica no ensino formal. Pesquisas essas que tiveram como principal apoio teórico a análise do discurso na vertente originada na França por Michel Pêcheux. 

Para acessar o currículo lattes da professora, clique aqui.